As notificações têm como foco as obras de pequeno porte, ou seja, aquelas que apresentam área em construção abaixo de 60 metros quadrados. O serviço faz parte de uma parceria da Urbana com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN).
Segundo diretor-presidente da Urbana, João Bastos, a fiscalização e notificação das obras de pequeno porte são importantes para instruir a população acerca da responsabilidade sobre o que é descartado durante reformas e construções. “As pessoas costumavam contratar empresas não credenciadas pela Prefeitura ou carroceiros que não dão a destinação correta a este tipo de resíduo, deixando nas ruas e canteiros da cidade”, explicou.
É importante destacar que só no ano de 2011, 286,5 mil toneladas de entulho e resíduos de construção civil foram coletadas pela empresa, que no mesmo período recolheu também 28 mil toneladas de resíduos de podação.
A lista com todas as empresas cadastradas para o serviço de coleta de resíduos de construção encontra-se no site da Urbana (www.natal.rn.gov.br/urbana). Apenas estas empresas dão a garantia de que tudo o que foi coletado vá para o destino final adequado. A população também pode levar resíduos de construção e poda de até um metro cúbico (medida correspondente a uma carroceria de carro picape de porte médio ou de uma carroça) aos Ecopontos localizados nos bairros de Ponta Negra, Cidade Alta e Parque dos Coqueiros.
Para mais informações, a população pode procurar o guichê da Urbana na sede do CREA-RN em horário comercial, ou ligar para o Serviço de Atendimento ao Público (SAP) disponível no pelo telefone (84) 3232-9999.