Mais assistência para a zona norte da cidade. A solenidade de inauguração da nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, foi realizada na tarde nesta quarta-feira (11),em Lagoa Azul, Avenida Guaratingueta, 682 - Conj. Gramoré (em frente ao Centro Educacional Dom Bosco).
O bairro foi escolhido por ser o segundo do município a apresentar maior número de famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, depois de Nossa Senhora da Apresentação, também na mesma região. O novo CRAS objetiva beneficiar não só os moradores de Lagoa Azul, como também das comunidades vizinhas.
O CRAS desempenha as funções de gestão da proteção social básica no seu território e de oferta do Programa de Atenção Integral à Família, como por exemplo, acompanhamento e encaminhamento das famílias para o Cadastro Único para a inclusão no Programa Bolsa Família, atividades em grupos, oficinas com famílias, ações comunitárias, articulação com as políticas públicas, dentre outros.
A população natalense também será beneficiada com outras unidades de CRAS, ainda neste semestre, através da expansão dos Serviços de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Os outros novos CRAS de Natal serão implantados nas seguintes regiões e bairros: Região Sul - Vila de Ponta Negra; e Região Leste – Mãe Luíza.
"A Semtas priorizou a implantação dos novos CRAS nos bairros com maior número de famílias em situação de vulnerabilidade, respeitando também as áreas que ainda se encontram descobertas pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, conforme normativas do MDS", afirma o titular da Semtas, Alcedo Borges.
O Secretário explica ainda que a região sul será contemplada por ainda não haver nenhuma unidade do CRAS. “Escolhemos a Vila de Ponta Negra por ser uma área com um índice bastante elevado de famílias em situação de vulnerabilidade. Estamos em busca do imóvel, acreditamos que nas próximas semanas já fecharemos o contrato”, afirma Verônica Dantas, Secretária adjunta da assistência social da Semtas.
A Região Leste, no bairro de Mãe Luiza, também segue os mesmos critérios da Vila de Ponta Negra, apesar de existir um maior número de família em situação de vulnerabilidade. “Também estamos em busca do imóvel. Até o final deste mês fechamos o contrato. A previsão de inauguração é para a primeira semana de maio/2012”, adianta a Secretária.
De acordo com Verônica Dantas, as unidades funcionarão em prédios alugados, no valor de R$ 3 mil por mês, cada um. "Iremos investir uma média de R$ 45 mil por mês em cada unidade para a manutenção da estrutura do serviço, como funcionários, limpeza, material de expediente, dentre outros", declara a gestora.
As inaugurações dos novos CRAS em Natal fazem parte da Expansão dos Serviços da Proteção Social Básica, que se refere ao cofinanciamento federal do PAIF. Os critérios e procedimentos para a expansão dos serviços da Proteção Social Básica no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria foram aprovados pelo CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social) por meio da Resolução N° 26, de 16/09/11.
Atualmente, o município já conta com oito unidades de CRAS, beneficiando cada uma cinco mil famílias em seus territórios de abrangência, totalizando 40 mil famílias. “Em principio, cada novo CRAS terá a mesma meta de cinco mil famílias cada, porém, ainda para 2012, temos como foco ampliar ainda mais o atendimento. Queremos que cada unidade de CRAS aumente o número de beneficiados em mais mil famílias. No final deste ano, devemos estar beneficiando um total de 66 mil natalenses”, declara Miessa Dutra, Coordenadora geral dos CRAS.
De acordo com a Coordenadora, a composição mínima de equipe para um CRAS é formada por quatro técnicos de nível superior, sendo dois assistentes sociais, um psicólogo e um profissional que compõe o SUAS; e ainda, quatro técnicos, com no mínimo, nível médio, além de um coordenador.