As músicas de Heitor Villa-Lobos, maior compositor brasileiro de todos os tempos, ecoarão na Igreja do Galo no próximo sábado (14/03), às 20h30. O grupo musical carioca Quadro Antiquo vem a Natal para prestar homenagem aos 50 anos da morte de Villa-Lobos a convite da Prefeitura do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Ao som do alaúde, da viola da gamba, da viruella e do cello, instrumentos musicais que remontam ao século XIX e início do século XX, o conjunto fará o show “Cantares do Brasil”, cujo repertório inclui modinhas, lundus e seresta, estilos que influenciaram o compositor.

O show faz parte do projeto “Música no Museu”, realizado em várias cidades do Brasil e do exterior. Por possuir um Museu de Arte Sacra em seu interior, a Igreja do Galo foi o lugar escolhido, em sintonia com a idéia do projeto. Para assistir o espetáculo, basta levar 1 Kg de alimento não perecível.

Sobre o Quadro Antiquo

O conjunto Quadro Antiquo é formado por Kristina Augustin (viola de gamba e flautas), Mário Orlando (viola de gamba), Sônia Leal Wegenast (voz e percussão) e Rosimary Parra (violão, alaúde e viruella). Em turnê pelo Norte/Nordeste, o grupo de Niterói (RJ) faz concerto no aniversário de Recife, em Olinda, em Maceió e em João Pessoa. Em 2006 iniciaram suas atividades, desenvolvendo um bonito projeto chamado Música no Museu, a exemplo do que acontece em museus do mundo todo.

O CD do conjunto, “Versos Cantados”, foi lançado em 2007. Quadro Antiquo participou de uma série de concertos comemorativos aos 200 anos da chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro, apresentando-se em igrejas como Outeiro da Glória e Igreja do Carmo (antiga Sé). Além de ter se apresentado em várias cidades brasileiras, o grupo também ganhou o mundo realizando apresentações em cidades como Paris (França), Nova Iorque e Washington (EUA) e Praga (República Tcheca).

Quadro Antiquo recebeu prêmios como o “Golfinho de Ouro” do governo do Rio de Janeiro, “Cultura Nota Dez” da Unesco (2006 e 2007), Ordem do Mérito Cultural por decreto do presidente Lula (maior honraria da cultura brasileira) e o Prêmio Urbanidades, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).