Promover o debate em torno da construção de uma política de formação da educação em Natal. Esse foi o tema principal do IV Encontro de Formação aos Assessores Pedagógicos, realizado durante os turnos matutinos e vespertinos desta quinta-feira (9), no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE). O evento, promovido pela Secretária de Educação (SME) por meio do Departamento de Gestão Pedagógica contou com a presença de assessores e chefes de departamento de diversos setores da SME.

Durante o encontro foi apresentado aos assessores pedagógicos o texto preliminar da minuta da Política em Formação da SME, elaborado pela Comissão de Formação, Ensino e Pesquisa com auxílio técnico da Pró-Reitoria de Graduação da UFRN. Na apresentação do texto do documento, foram definidas as frentes de trabalho a serem abordadas no plano de construção de formação continuada.

De acordo com o texto, a ação da SME será centrada em três frentes: gestão escolar, ensino infantil e ensino fundamental. Dentro desses três âmbitos, serão elaboradas prioridades e metas para aperfeiçoar o trabalho pedagógico e nortear a formação continuada dos assessores. No texto final do documento constará ainda uma análise situacional da educação no município, com a discriminação de projetos realizados pela SME e dados estatísticos sobre o panorama da educação em Natal.

“Neste momento damos os primeiros passos para, juntos, começarmos a construir a política de formação da SME. Acredito que estamos prontos para nos mover, inovar e ousar, sempre com boas idéias”, destacou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Tânia Leiros.

Após apresentação do texto, foi realizada uma discussão entre os assessores, que se reuniram em grupos para discutir propostas e sugerir melhorias ao texto da minuta. No turno vespertino, foi apresentado o instrumental para assessoramento. Em seguida, os assessores foram novamente divididos em grupos, de acordo com seus respectivos Departamentos, para a organização da implantação e conclusão do instrumental, de acordo com a especificidade de cada setor.

Após as sugestões dos assessores, a minuta da política de formação volta para a comissão de Formação, Pesquisa e Ensino, que irá elaborar uma nova versão do documento.