Para prevenir e assegurar a saúde dos foliões neste Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal DST/AIDS, iniciou ontem (16), uma campanha de Carnaval, que este ano tem como tema “Na empolgação rola de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua”.

As unidades de saúde estão sendo abastecidas com 193 mil preservativos. Além de instituições parceiras que estão recebendo preservativos, camisetas, fôlderes, cartazes, porta-camisinhas, bandanas e preservativos com o slogan da campanha.

O coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS, Wilson Dantas, lembrou a importância da campanha em eventos como o Carnaval, que chama atenção para a saúde, estimulando a prevenção e o uso do preservativo neste período.

“Com o Carnaval os foliões ficam mais vulneráveis à infecção pelo HIV. Folião prevenido se protege da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis usando preservativo”, disse Wilson Dantas.

Ele informou que no Brasil houve uma queda no percentual de casos de Aids na população heterossexual, de 15 a 24 anos, enquanto que entre gays, nessa mesma faixa etária, houve aumento.

Afirmou, ainda, que a faixa etária mais acometida é a de 25 a 49 anos, com 57% do total de casos. “Na faixa etária de 15 a 24 anos, os heterossexuais ainda são os que mais apresentam a doença, por isso a importância da campanha de prevenção focar as duas populações (gays, jovens e populações heterossexuais)”, completou.
A SMS contará este ano com dois pontos de prevenção (PIT STOP da Prevenção), sendo um na Praça do Cruzeiro, na Praia da Redinha, e outro na Praça Augusto Severo, na Ribeira, com distribuição de materiais educativos e preservativos, afora uma vasta campanha de publicidade com carro de som e faixas educativas em toda a cidade, durante o período carnavalesco.

DICAS DE SAÚDE, POR UM CARNAVAL CONSCIENTE

• Caso você tenha algum sinal ou sintoma de doença sexualmente transmissível, procure os serviços da Rede Básica de Saúde;
• Evite situações de risco, como abusar de drogas e bebidas alcoólicas;
• Prefira as camisinhas lubrificadas, que estejam dentro do prazo de validade e que apresentem a marca do Inmetro;
• Não reutilize as camisinhas. Elas são descartáveis;
• Procure a Rede Básica de Saúde caso deseje fazer o exame de HIV e também de outras DSTs;
• Use sempre camisinha, em todas as relações sexuais.