Os grupos de idosos integrantes do Programa de Atenção a Pessoa Idosa - Api-Conviver, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, realizam confraternizações de Natal e de fim de ano em suas unidades de encontros durante todo esse mês de dezembro. As comemorações tiveram início no começo de dezembro e seguem até o dia 28. “Ao todo 58 grupos comemoram com festas a finalização de mais um ano, beneficiando um total de 1.284 idosos da cidade”, destaca Marcela Caldas, coordenadora do programa.

Ainda de acordo com a Marcela Caldas, as festas são organizadas pelos grupos, mas a Semtas potencializa a produção do evento. “Nós oferecemos os panetones e ainda disponibilizamos um músico para fazer a animação da comemoração”, declara a coordenadora.

A Semtas, como executora da política do idoso, tem realizado atividades que valorizam a sociabilidade do idoso nas comunidades. "As festas geram experiências agregadoras e ajudam na aproximação do grupo, promovendo momentos de união dos idosos. Facilita muito o fortalecimento dos vínculos. Isso é muito importante para a autoestima deles", conta a coordenadora do Api-Conviver.

Saiba mais sobre o Api Conviver:
O programa dá suporte a 58 grupos ativos de idosos distribuídos por toda a cidade, envolvendo abrigos, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e outras organizações, atendendo a 1.284 idosos de Natal, além de cinco abrigos de idosos. O objetivo do Programa é dar apoio aos idosos junto a família, vinculado com a rede de proteção do município. “Realizamos atividades diárias de convivência em grupos que proporcionam melhor qualidade de vida aos usuários ligados ao programa”, explica a coordenadora.
“O nosso trabalho é para garantir a qualidade de vida dos usuários.", explica o titular da Semtas, Alcedo Borges. Ao se aposentar, o idoso geralmente se entrega à ociosidade, o que contribui para o sentimentos de inutilidade. Então, o Api Conviver atua no sentido de desenvolver os valores e atitudes das pessoas e provê-las com o conhecimento e aptidões que darão mais segurança, prazer e satisfação na vida.
O API Conviver conta com uma equipe de 20 profissionais composta por assistentes sociais, pedagogos, arte educadores, instrutores de dança, de música e de artesanato, técnico em nutrição, educador físico e psicólogos. Todo mês a equipe se reúne para definir o cronograma de atividades, que rende bons momentos de descontração para os idosos assistidos, como oficina de danças folclóricas, artesanato, dinâmicas de arte-educação, alongamento, palestra de serviço social, oficinas de teatro, dentre outras.

O idoso interessado em fazer parte das atividades do Programa deve se inscrever na coordenação do Api Conviver ou entrar em contato através do telefone 3232-4752. "Vale lembrar que as atividades são gratuitas, realizadas uma vez por semana, e abertas para todos os idosos da cidade", ressalta o secretário.