Duas áreas de vegetação nativa localizadas nas proximidades do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foram queimadas no início da manhã desta quarta-feira, 14 de dezembro. O fogo se alastrou em uma área de aproximadamente 2 hectares. As equipes do setor de Manejo Ambiental do Parque e agentes da Guarda Municipal Ambiental realizaram os primeiros procedimentos de combate ao incêndio, até a chegada do Corpo de Bombeiros, para que o fogo não se propagasse. Há suspeita de que ação tenha sido provocada.

Ao chegar no Parque, por volta das 6 horas da manhã, os técnicos perceberam sinais de fumaça em dois pontos isolados, localizados a margem direita do Parque, na Avenida Omar O’Grady. Um próximo ao Sest/Senat e o outro a 700 metros da entrada principal do Parque da Cidade. Ao se deparar com o fogo, os técnicos pediram apoio da Guarda Municipal Ambiental para conter o avanço das chamas.

“Com o uso de abafadores, os agentes da Guarda e do Parque conseguiram controlar parte do fogo, mas foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros” relata Gailler Stânio, chefe do setor de Manejo Ambiental do Parque. Com a chegada dos bombeiros o fogo foi controlado e debelado.

Em um dos pontos foram encontrados vários pneus queimados. Há suspeita de que o incêndio não foi acidental. Segundo o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Eugênio Bezerra, que esteve no local, a vegetação seca aliada ao desrespeito ambiental, podem ser apontadas como possíveis causas para o incêndio.

“É importante que a população esteja alerta para estes casos, e que denuncie a Semurb qualquer atitude suspeita. Haja vista, que a área do entorno do Parque possui uma fauna e flora que precisam ser preservadas” alerta.