A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, esteve reunida, nesta quarta-feira (14), com os conselheiros tutelares das quatro regiões administrativas da capital. Na ocasião, os conselheiros apresentaram a pauta de reivindicações para a gestão de 2012 no que diz respeito às melhorias das condições administrativas e jurídicas. A reunião foi realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão e contou com a presença de 15 dos 20 conselheiros da capital, além de técnicos das secretarias de Administração, Esportes, Educação, Saúde e Trabalho e Assistência Social.

Dos quatro pontos apresentados pela categoria, três deles foram prontamente atendidos pela prefeita. A primeira reivindicação foi a criação do 5º conselho tutelar da capital que deverá ser instalado na zona Norte. A prefeita garantiu o pleito e encaminhou para que a mensagem seja enviada para a aprovação da Câmara Municipal de Natal. “Hoje é inegável a dimensão que a zona Norte tomou na cidade. Então, acho muito importante a criação deste conselho para que a gente possa dobrar o número de conselheiros na região e, com isso, diminuir a demanda”, disse Micarla de Sousa.

Outra reivindicação dos conselheiros foi o aumento da cota de combustível para os veículos dos órgãos. A proposta da categoria foi aumentar de 140 litros mensais por conselho para 300 litros por mês, a partir do próximo mês de janeiro. Em relação ao valor do repasse feito aos conselhos tutelares, a prefeita assegurou o aumento dos recursos no valor de R$ 150 mil por ano para R$ 180 mil anual, a partir do ano de 2012.

“O trabalho realizado pelos conselheiros tutelares é fundamental para a nossa sociedade, pois eles são responsáveis pela mudança de vida de muita gente. Então, é do nosso interesse atender os pleitos desta importante categoria e faremos todo o esforço necessário para isso”, declarou a prefeita.

O único ponto que ainda ficou para ser definido envolve o reajuste salarial dos conselheiros. “Tivemos muitas dificuldades financeiras durante este ano, mas a perspectiva é de que a situação melhore em 2012. Então, o reajuste salarial será negociado juntamente com as outras categorias no início do próximo ano”, pontuou Micarla.

Conselheiro tutelar da zona Oeste, Marcílio Bezerra afirmou que a reunião desta quarta-feira foi positiva e lembrou o reajuste dado pela gestão no ano de 2010. “O encontro foi muito produtivo e nós conseguimos avançar bastante em nossas negociações. Esta gestão tem demonstrado sensibilidade em nos ouvir e nos atender dentro de suas possibilidades”, enfatizou o conselheiro, informando que o aumento dado em 2010 reajustou o salário da categoria de R$ 1,2 mil para 1,8 mil.