A 3ª Edição da Feirinha da Árvore será iniciada na próxima segunda-feira (12). Organizada pela Prefeitura do Natal por meio do Departamento de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), a Feirinha da Árvore é realizada todos os anos desde o início da atual gestão como uma iniciativa do Centro Municipal de Artesanato (Artesanat).

A Feirinha vai acontecer nos dois espaços onde são montadas as Árvores de Natal da cidade, em Mirassol, zona Sul; e na área de Lazer do Conjunto Panatis, zona Norte.
A abertura das duas Feirinhas se dará em datas diferentes, seguindo a programação do Natal em Natal. Na já tradicional de Mirassol acontecerá a partir da segunda-feira (12) e prossegue até o dia 25 de dezembro. Na Zona Norte acontecerá a partir do dia 19, seguindo também até o dia 25 deste mês.

A expectativa para esse ano é movimentar ainda mais a economia do município e gerar renda e trabalho para os artesãos beneficiados pela Prefeitura. A estimativa de vendas gira em torno de 150 mil reais durante os dias de comercialização dos produtos. “Já concluímos o processo de seleção dos artesãos e agora estamos só aguardando o evento começar, ansiosos para ver os belos produtos que estarão à venda. Esperamos congregar este ano mais de 140 mil produtos expostos”, declara Neto Leal, coordenador do Centro Municipal de Artesanato (Artesanat).

Além disso, é importante divulgar para turistas, e até mesmo para quem é de Natal, o trabalho que é executado pelos artesãos da cidade, valorizando dessa maneira cada vez o que é da terra. “Existe uma circulação de visitantes imensa nos eventos do Natal em Natal, além de um grande quantitativo de turistas que estão na cidade durante os festejos de final de ano. É um importante momento para gerar renda e trabalho para os artesãos e mostrar o que o artesanato potiguar tem de melhor a oferecer”, ressalta o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

O evento irá contar ainda com uma ampla estrutura para quem visita, praça de alimentação com diversas opções, brinquedos para as crianças se divertirem e, na Feirinha da Árvore de Mirassol, uma ala para dez mestres artesãos que farão obras de arte na hora. Serão 150 artesãos que irão comercializar os trabalhos na Zona Sul e mais 70 artesãos para a Zona Norte. “Também estamos agora recebendo as mecardorias, pintando o mercado, e nos dedicando na organização do evento. O Artesanat também cadastrou mais de 100 ambulantes para trabalhar nos arredores do evento”, frisa o coordenador.