O Projeto Agente Contra Dengue faz encerramento do ano 2011, nesta terça, 29 de novembro, às 15 horas, no Auditório Angélica Moura da Secretaria Estadual de Educação (SEC), no Centro Administrativo.

O projeto é uma iniciativa da Rede de Supermercados Nordestão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses de Natal, Secretaria Municipal de Educação (SME) e município de São Gonçalo do Amarante.

A idéia do projeto é sensibilizar alunos do 5º ao 9º anos para atuarem como multiplicadores das idéias sobre prevenção à dengue, junto com seus colegas e nos espaços onde moram. Em cada escola há um educador do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI),

A implantação se deu em 2009 com adesão de 21 escolas municipais de Natal e 11 do Município de São Gonçalo do Amarante, todas situadas na região do Distrito Sanitário Norte da capital. A partir de então a proposta vem se consolidando a cada ano. Em 2010, foram as escolas situadas no Distrito Sanitário Oeste, com a inclusão pela primeira vez da Secretaria Estadual de Educação com 16 escolas.

Esse ano, 2011, o projeto atingiu a região do Distrito Sanitário Leste de Natal, com 10 escolas Municipais e 37 Estaduais incluindo também 10 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O município de São Gonçalo continua presente na parceria incluindo 10 escolas no projeto.

O chefe do setor de Educação e Comunicação em Saúde do CCZ João Pedro Neto comenta a importância do projeto. “O Objetivo desse trabalho é propiciar aos estudantes do ensino fundamental, por meio de oficinas interativas realizadas pelos educadores do CCZ, o conhecimento preventivo sobre a dengue e o combate ao mosquito transmissor, possibilitando-lhes a inserção como multiplicadores de idéias com seus pares no ambiente escolar e na comunidade onde vivem”, afirma João Pedro.

A metodologia é orientada e implementada por um pedagogo da SME, Professora, Rosa Magda, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses/SMS e nutricionistas do Nordestão. Ainda acompanha o processo, um técnico da SEC e Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

A professora, Rosa Magda explica que atualmente, o projeto contabiliza 113 escolas em Natal e 30 em São Gonçalo, com participação expressiva de 1.730 alunos capacitados como multiplicadores, significando 60 mil estudantes beneficiados com informações sobre a questão da dengue.

“A adesão ao concurso de Histórias em Quadrinhos, que premia os três melhores trabalhos, é também o ponto muito positivo no projeto”, destaca Magda.