As mulheres da cidade do Natal, em especial as que residem na zona Norte da capital, passam a contar a partir desta segunda-feira, dia 28, com um centro de apoio para garantir a preservação dos seus direitos. A inauguração do prédio onde irá funcionar o Centro de Referência Mulher Cidadã será realizada logo mais às 15 horas e deverá contar com a presença da prefeita Micarla de Sousa e da secretária municipal da mulher, Rosy de Sousa.

O Centro de Referência Mulher Cidadã, o segundo entregue pela gestão da prefeita Micarla de Sousa, está localizado na Avenida Acaraú, 2118, ao lado do Colégio Mundial, no Conjunto Panatis, Bairro Potengi, zona Norte. A iniciativa é resultante de um convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, a partir da assinatura do Pacto de Enfrentamento a Violência contra a Mulher.

Com esta ação do executivo municipal, que investiu cerca de R$ 222 mil, as mulheres da cidade do Natal passam a contar com mais um ponto de apoio nas questões ligadas a prevenção, assistência e enfrentamento a violência. O Centro realizará, de forma integral, acolhimento, atendimento, encaminhamento e acompanhamento psicológico, social e jurídico, na perspectiva de resgate da auto-estima e da cidadania feminina.

Na opinião da secretária municipal da mulher, Rosy de Sousa, o Centro de Referência Mulher Cidadã representa mais uma conquista no que se refere ao desenvolvimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. “Resgatar os direitos das mulheres é mais que um dever de um gestor público. É ter certeza de saber proporcionar acolhida e atendimento às mulheres em situação de violência”.

De acordo com a Norma Técnica Nacional para os Centros de Referências realizarem as atividades a que se destinam, são necessários técnicos qualificados. O Centro do município apresenta a estrutura de recursos humanos similar aos demais centros de referência dispondo de 13 profissionais, sendo 01coordenador, 02 secretários, 02 assistentes sociais, 02 psicólogos, 02 advogados, 02 educadores, 01 ajudante geral e 01 segurança.