O ProJovem Adolescente, desenvolvido pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizou no último final de semana (dias 18, 19 e 20), a 4ª Edição do Projeto GING'ÁFRICA, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro no Brasil. O GING'ÁFRICA aconteceu na Escola Municipal Professora Noilde Ramalho, no bairro da Redinha.

O evento deste ano trouxe como tema “Da Resistência à Persistência: das senzalas às garantias dos direitos sociais”. De acordo com Kália Trajano, coordenadora geral do ProJovem Adolescente, o GING´ÁFRICA foi fruto das reflexões dos jovens beneficiados pelo programa e também do acúmulo de experiências de outras edições do evento. “Dedicamos nossa semana à reflexão do negro na sociedade e mostramos através de diversas atividades como o negro vem garantindo sua valorização”, destaca a coordenadora.

O GING’ÁFRICA contou com uma vasta programação, como cortejo artístico, apresentação do Grupo de Idosas com as danças de Pastoril e Carimbó, de Bate Tambor, oficina de Maculelê, de Afoxé, e roda de capoeira, dentre outros. O encerramento foi no domingo (20) com grande roda de capoeira do Grupo Cordão de Ouro sob coordenação do Contra-mestre Café e convidados, na Praia da Redinha ao lado da Igreja de Pedra.

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra estabeleceu-se no ano de 2003 e surgiu em homenagem à figura do Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu no dia 20 de novembro de 1695 e representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Essa data serve para refletir e conscientizar a sociedade sobre a importância do povo africano na formação da cultura nacional.