Os Centros Públicos estão empenhados na qualificação do cidadão natalense. Prova disso são as 278 pessoas beneficiadas pelas cinco modalidades de curso que foram oferecidos pelas unidades na segunda quinzena de maio e se encontram agora em fase de encerramento.

Tratam-se de cursos profissionalizantes que, segundo o coordenador do Centro Público Cidade Alta, Irving de Medeiros, passaram por adequações a fim de atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho. Desde então, todos passaram a oferecer carga horária mínima exigida de 160 horas.

O coordenador explica que os cursos oferecidos pelos centros variam de acordo com a demanda do mercado e a busca por um tipo específico de profissional. “Quando havia demanda por gestores, por exemplo, oferecemos um curso de gestão empresarial. Com a chegada das férias e da alta estação, passamos a focar no turismo”, explica Irving.

Os perfis daqueles que buscam os cursos, ainda segundo o coordenador, são de pessoas em situação de desemprego. Para reinseri-las no mercado de trabalho, ele explica que os Centros Públicos dispõem de departamentos psicológicos, onde é feita uma seleção para posterior encaminhamento de profissionais, de acordo com o que for solicitado pelas empresas. “Intermediamos o contato e facilitamos o processo para empregado e empregador. A procura não se limita ao nível de qualificação, vai desde ASG’s a gestores empresariais”, ressalta.

Os 278 beneficiados estão participando dos cursos de Manicure, Informática, Auxiliar Administrativo, Produtor de Beleza e Garçom. Houve oferta de cursos pela manhã, tarde e noite. Para participar dos cursos, é necessário comparecer a um dos centros para realizar inscrição, portando CPF, Identidade, Comprovante de escolaridade e
carteira de trabalho cadastrada no SIGAE. O cadastro do documento no sistema pode ser efetivado em qualquer uma das duas unidades. Carteiras de trabalho também podem ser solicitadas no ato da inscrição.