A cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal subiu 0,18% em outubro, em relação ao mês de setembro, segundo pesquisa realizada e divulgada pelo Procon Natal. Na última semana de setembro, porém, a variação foi negativa (-0,31%) em comparação à semana anterior. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que custava R$ 371,21 no final de setembro, agora, no final de outubro estava custando R$ 371,86.

Nos mercadinhos o custo da cesta básica custa cerca de seis reais mais barato (R$ 365,93) do que aquele constatado nas grandes redes (R$ 371,86); comparando com o mês de setembro – quando custava R$ 367,17 – a cesta básica nos mercadinhos caiu 0,34%.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal),órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital – nos mercadinhos a periodicidade é mensal. Dos quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza incluídos na pesquisa, vinte e um (21) subiram em outubro, dezessete (17) sofreram redução e dois – farinha de mandioca e cebolinha – permaneceram estáveis.

SUPERMERCADOS E HIPERMERCADOS

A alta verificada em outubro deveu-se, principalmente, ao aumento médio de 1,91% observado nos legumes, frutas e verduras, embora os produtos industrializados e semi-elaborados também tenham apresentado variação positiva, mas em menor significação (+0,04%). Já os produtos de higiene e limpeza registraram ligeiro recuo de 0,09%.

Os maiores aumentos de outubro foram verificados na batata comum (subiu 18,6%), batata doce (+13,5%), café moído (+11,8%), macaxeira (+8,5%), macarrão com sêmola (+7,7%), banana pacovã (+7,3%) e cebola pera (+6,5%).

Por outro lado, dentre os produtos que apresentaram redução em outubro, destaque para a laranja pera (caiu 14,0%), repolho branco (-9,5%), chuchu (-9,0%), carne bovina de 2ª (-7,2%), tomate (-7,3%), sabonete comum (-6,0%) e fubá pré-cozido (-5,7%).

MERCADINHOS

Comparando os preços dos mercadinhos com os das grandes redes, o Procon Natal constata que a cesta básica dos grandes redes custa, em média, 1,62% mais cara do que nos mercadinhos. Os produtos industrializados e semi-elaborados (2,0%) e os hortifrútis (8,1%) custam mais caro nos supermercados/hipermercados, enquanto os produtos de higiene e limpeza são mais caros nos mercadinhos (+10,0%).

Alguns itens custam mais caro nas grandes redes, principalmente os legumes, frutas e verduras, mas também a carne de 1ª custa mais barato nos mercadinhos (R$ 17,13/kg, em média) do que nos supermercados/hipermercados (R$20,21/kg, média).

Foram pesquisados doze (12) mercadinhos localizados em diversos bairros de Natal (Cidade Satélite, Planalto, Pajuçara, Panatis, Pirangi, Neópolis, Nova Descoberta, Capim Macio, Centro, Rocas, Alecrim e Dix-Sept Rosado).

CESTA BÁSICA REGISTRA QUEDA DE 0,55% EM 2011

Considerando os DEZ PRIMEIROS MESES de 2011, a cesta básica pesquisada pelo PROCON NATAL nos supermercados e hipermercados caiu 0,55%, em comparação ao mês de dezembro de 2010. Os responsáveis pelo índice negativo de 2011 até aqui, são os produtos industrializados e semi-elaborados (queda de 0,83%) e os hortifrútis (-5,11%), uma vez que os produtos de higiene e limpeza subiram 11,1%.

Nos últimos doze meses (outubro/2010 a outubro/2011) a cesta básica acumula alta de 6,15%, em média.

Os maiores aumentos de 2011 foram observados no cheiro verde (subiu 26,0%), alface (+16,7%), café moído (+14,4%), macarrão com sêmola (+14,3%), pão francês (+13,6%), margarina vegetal (+12,7%), sabonete comum (+11,3%) e sabão em pó (+11,3%).

Por outro lado, dentre os produtos que sofreram redução em 2011, destaque para a batata comum (-34,0%), laranja pera (-34,0%), macaxeira (-33,5%), batata doce (-18,4%), banana pacovã (-17,8%), carne bovina de 2ª (-15,6%) e feijão carioquinha tipo 1 (-12,2%). Além desses, registre-se, também, a queda de 10,0% no frango congelado, e de 11,0% na carne bovina de 1ª.

Nos mercadinhos a cesta básica registra aumento acumulado de 1,28% de janeiro a outubro deste ano.

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal, a cesta básica mais barata, na última semana de OUTUBRO, entre os supermercados e hipermercados, era a do supermercado Serve – Cidade da Esperança (R$ 328,45). Entre os mercadinhos a cesta básica mais barata era a do Bom Dia Supermercados – Alecrim (R$ 341,42).
Comparando o custo médio da cesta básica nos três tipos de estabelecimentos, o Procon Natal conclui que a mais barata é a dos supermercados (R$ 363,21), seguido pelos mercadinhos (R$ 365,93) e pelos hipermercados (R$ 380,51).

Veja abaixo gráficos