O bairro do Alecrim comemora em 2011 o seu centenário. Localizado na região administrativa leste é o bairro de maior população dessa região, com aproximadamente 29 mil habitantes e quase 10 mil domicílios. Uma das suas características mais marcantes é que ao longo dos anos, o bairro tornou-se símbolo do comércio de rua da cidade. Hoje o Alecrim conta com 4 mil empreendimentos comerciais, o que corresponde a 16 % da atividade em Natal.

Mas não são apenas os números que definem o Alecrim, a sua história também merece destaque. O Alecrim se coloca entre os bairros mais antigos de Natal, mais precisamente o quarto a ser fundado na cidade. O local cresceu e urbanizou-se rapidamente durante a Segunda Guerra Mundial, sendo oficializado como bairro em 1947, na administração do Prefeito Sylvio Pedroza.

E para comemorar o aniversário de 100 anos do Alecrim, que acontece no próximo dia 23 de outubro, uma programação especial foi preparada pela Prefeitura de Natal, em parceria com a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Rotary Clube Alecrim e Faculdade Estácio de Sá.

Uma delas é a sétima edição do programa "Natal em Ação”, iniciada nesta terça-feira, dia 19 de outubro em que o bairro será beneficiado com melhorias na malha viária, arborização, limpeza de canteiros, vias e terrenos baldios, recuperação da iluminação pública entre outros.

Ainda dentro do programa, no sábado (22) será realizado o “Dia D” do Natal em Ação, com estandes de diversas secretarias instalados no local para oferecer serviços à população como emissão de documentos, consultas e exames médicos, corte de cabelo, manicure, atividades de lazer.

Além disso, em especial, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) vai lançar no dia 30 de outubro o “Circuito Histórico Alecrim”. De acordo com o historiador da Semurb, Luciano Capistrano, que coordena a ação, a iniciativa da caminhada surgiu para contar a história do bairro de uma maneira diferente e interativa e segue os mesmos objetivos do “Circuito Histórico Cidade Alta-Ribeira”, já em execução há quase um ano pela secretaria.

“É importante fazer com que os valores históricos do bairro sejam reconhecidos, para garantir que eles não sejam esquecidos pelas novas gerações”, enfatiza Capistrano. Ainda segundo ele a caminhada é aberta a população e começa às 8h da manhã. “Nós visitaremos 15 pontos do bairro. A concentração acontece na Praça Pedro II de onde partiremos passando pela Igreja São Pedro, Cemitério do Alecrim, Base Naval, Feira do Alecrim entre outros pontos. E tendo como ponto final o a Praça Gentil Ferreira, onde está o Relógio e o tradicional Camelódromo”, explica.

De acordo com o historiador também será lançado no dia 30, o “Portal da Memória” hospedado no site da Semurb, com informações coletadas para a produção do livro “Memória Minha Comunidade Alecrim”, a ser lançado em novembro. “O portal será um local virtual onde todos terão a disposição o trabalho do Projeto Memória Minha Comunidade, inclusive dos outros bairros contemplados pelo programa. A idéia é que o portal seja mais uma ferramenta de pesquisa”, acrescenta.

Entre outros benefícios programados para o bairro estão a recuperação do cemitério do Alecrim, que está em processo de tombamento, a instalação de novo relógio no cruzamento da rua Amaro Barreto com avenida Presidente Bandeira, previsto para ser inaugurado na noite do dia 21 de outubro e um bolo de 100 metros de comprimento e, ainda shows com artistas locais, que marcam o aniversário no dia 23 de outubro.