Quem visita a XIII Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (MARCO) vai ouvir por meio de um sistema de som instalado a voz dos adolescentes Amanda Karen (13 anos) e José Gustavo (13 anos). Os dois são alunos da rede municipal de ensino e durante a MARCO atuam como locutores da Rádio Jovem MARCO. O projeto da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) que tem apoio do Laboratório de Comunicação (LABCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Durante 15 dias os alunos e professores que participam do projeto passaram por um curso de capacitação no LABCOM e aprenderam todo o funcionamento de uma rádio. A função do veículo de comunicação experimental durante a Mostra é divulgar os projetos apresentados em cada estande, entrevistar alunos, professores e personalidades que visitam o evento.

A locutora Amanda Karen é aluna da Escola Municipal Antônio Severiano. A missão dela depois dessa experiência é incentivar a criação de uma rádio escola. Na unidade de ensino que Amanda estuda, já existe outro veículo de comunicação: O Jornal do Tonhão, produzido por alunos e professores. No primeiro dia de participação da estudante na MARCO, ela conta do sentimento que viveu: “Eu fiquei bastante emocionada, principalmente no momento em que fomos iniciar as atividades e tive que me apresentar como locutora”.

Companheiro de Amanda, José Gustavo é aluno da Escola Municipal Adelino Fernandes. Ele também tem a missão de incentivar a criação da rádio escola depois da experiência. “Hoje eu entrevistei o secretário de educação de Natal, o professor Walter Fernandes. Foi uma experiência muito boa. Fiquei bastante emocionado”, relata Gustavo.

Além dos locutores uma equipe de três repórteres percorrem todos os estantes da MARCO na busca por notícia. Na programação, o cuidado com a divulgação das informações e a seleção musical.

Ao lado da rádio, uma redação de jornal impresso também movimenta os estudantes. O Jornal Jovem MARCO trabalha a produção de reportagens para um noticiário impresso que também vai para a internet. Na equipe formada por alunos e professores de várias escolas da rede municipal, a estudante Raquel Santos (10 anos), aluna da Escola Municipal Ivonete Marciel tem a primeira experiência como repórter. Ela conta que recebe a pauta da produção e precisa percorrer os estantes na busca pela informação. “Depois que eu faço toda a entrevista venho escrever o texto”, afirmando que tem o apoio de uma professora. As atividades do jornal estão sendo disponibilizadas também no blog www.jornalivonetenoticias.blogspot.com da Escola Municipal Ivonete Maciel.