Nos quatro dias do projeto “Dia D Limpeza”, que aconteceu no bairro de Mãe Luiza de quinta-feira (29/9) a domingo (2/10), a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) efetivou a coleta de 152 toneladas de entulhos. O domingo foi o ponto alto, quando a população descartou objetos de maior porte sem utilidade, desde móveis velhos a equipamentos quebrados, totalizando 10 caminhões e três caçambas de geladeiras, fogões, máquinas de lavar, sofás, cadeiras, todos sem funcionalidade.

Para aderir à ação, foi necessário apenas que a população posicionasse em frente de casa o material que desejava descartar. A operação intensa reuniu uma equipe de 120 homens por dia de trabalho. Além desse montante, também foram recolhidas 113 toneladas de coleta domiciliar – quantidade média que já é recolhida no bairro normalmente – nos quatro dias.

O mutirão contou ainda com o reforço de oito caminhões, 10 caçambas, uma retroescavadeira, um coletor compactador e um trator reboque, para retirar todo o material de entulho existente pelo bairro. Para auxiliar nessa operação, a Urbana agregou a participação de duas cooperativas de reciclagem, que recolheram os materiais que pudessem ser reutilizados.

O Dia D Limpeza é um projeto piloto, que deverá ser estendido para outros bairros da capital. De acordo com o diretor presidente da Urbana, João Bastos, a participação da população é o ponto chave da iniciativa. Todo o corpo técnico da Urbana foi envolvido na ação, que também contou com a coordenação dos diretores Alexandre Miranda, Salatiel de Souza e Ubaldo Fernandes.