A secretária municipal de Política para Mulher, Rosy de Sousa participou nesta quarta-feira (21), representando a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, da audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, para discutir a acessibilidade para portadores de necessidades especiais e a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da pessoa Portadora de Deficiência.

Na ocasião, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho assinou com os demais integrante da mesa o termo de adesão à campanha da acessibilidade - “Siga essa idéia” – promovida pelo CONADE, órgão integrante da estrutura básica da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
“Garantir o acesso pleno a cidadania e a inclusão no mercado de trabalho da Pessoa com Deficiência é mais que um direito adquirido, é um grande avanço da sociedade junto ao poder público e a sociedade civil.” Ressaltou Rosy de Sousa, lembrando que a Prefeitura do Natal já se integrou a campanha, tendo a prefeita do Natal assinado nesta segunda-feira (26), assinado o termo de adesão a campanha da acessibilidade.

Iniciativa da instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência é do deputado Hermano Morais-PMDB. A Frente compromete-se, entre outra ações, a propor e fiscalizar os investimentos públicos que promovam a defesa dos interesses das pessoas com deficiência; defender junto ao poder executivo a alocação de recursos financeiros no orçamento público que assegurem o direito à vida, saúde alimentação, educação, lazer, esporte, cultura, dignidade, respeito, liberdade e a convivência familiar e comunitária.

A audiência pública contou com a presença, na mesa dos trabalhos, da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Judite Nunes; procuradora geral adjunta do Ministério Público Mildred Lucena, deputados Gustavo Carvalho e Márcia Maia; presidente da Câmara de Natal, Edvan Martins, vereadora Júlia Arruda; Presidente da OAB-RN Paulo Eduardo; Rosy de Sousa representante da prefeita de Natal e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COEDE, Décio Gomes Santiago.