Para celebrar o dia da árvore, que transcorre no dia 21 de setembro, ao Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) da Guarda Municipal de Natal (GMN) realizará nesta quarta-feira (21) a partir das 09h00, uma ação educativa na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra. Na ocasião serão distribuídas 250 mudas para a população. A mobilização, explica o comandante do GAAM, Alexandre Melo, é uma forma de conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente.

O Grupamento de Ação Ambiental vem realizando uma serie de ações para conscientizar e incentivar as pessoas a se preocuparem mais com a preservação do meio ambiente. Dentro desta proposta, na última sexta-feira, o GAAM promoveu o 9° Desfile Cívico na Zona Norte de Natal, que reuniu cerca de 1.500, entre escolas estaduais e municipais, além de conselhos comunitários, postos de saúde, grupos de capoeiras e bandas marciais, entre outra instituições.

Sob a coordenação do Alexandre Melo e Graça Melo, o desfile que este ano teve como tema Paz e Meio Ambiente, foi realizada a partir das 16h na Avenida Itapetinga e contou com o apoio da Prefeitura do Natal por meio de várias secretarias municipais.

De acordo com o Comandante do GAAM, as 1.500 mil pessoas já eram esperadas no desfile e a organização e segurança do evento ficou sob a responsabilidade do Grupamento de Ação Ambiental da GMN. Este ano, explicou o Alexandre Melo, “escolhemos como tema "Paz e Meio Ambiente", pois o objetivo principal do evento é a interação entre as diversas instituições. O desfile é uma forma de promover e incentivar a comunidade e especialmente os jovens a participarem de ações conjuntas que promovam uma conscientização em defesa da paz e do meio ambiente”.

O Coordenador de Operações do Grupamento de Ação Ambiental, Elias Cordeiro, afirmou que para segurança do evento foram tomadas medidas preventivas com agentes do GAAM a pé, em motos e viaturas para garantir a segurança no local. O desfile retrata a cidadania, liberdade e responsabilidade cívica, fator necessário na educação dos jovens, acrescentou. Elias Cordeiro defende que “cidadania deve ser divulgada pelas instituições de ensino, seguimentos da sociedade e os meios de comunicações, pois, todos têm o direito de participar dos bens culturais e integra-se e exercer sua cidadania para o bem estar e desenvolvimento da nação”.