Na tarde de sexta-feira (09), três escolas e dois centros municipais de educação infantil (CMEIs) da Zona Leste, participaram do “Desfile Cívico” em comemoração ao aniversário do bairro das Rocas. A concentração ocorreu às 15 horas, no Estádio João Câmara, que fica próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Severino Davi, localizado na Rua Esplanada Silva Jardim, 69, Rocas.
O desfile teve início às 16 horas e percorreu várias ruas. Participaram os alunos das escolas municipais Santos Reis (Santos Reis), Laura Maia (Praia do Meio), Henrique Castriciano (Santos Reis) e as crianças dos CMEIs Severino Davi (Rocas) e Cláudia Oliveira de Farias (Santos Reis).
A diretora do CMEI Severino Davi, Rejane de Souza Dantas, disse que 60 alunos da unidade, com idades entre três e quatro anos e matriculadas nos níveis II e III, participaram do desfile. Com entusiasmo, a gestora falou da importância de participarem da homenagem a um dos mais tradicionais bairros da cidade. “Esta é uma oportunidade de mostrar para população nosso projeto e que temos uma proposta pedagógica definida” disse.
As crianças do CMEI Severino Davi por meio de cartazes e faixas apresentaram o Projeto “O Direito da Criança”, com os temas Educação, Saúde e Cultura. Outras, juntamente com professores, desfilaram caracterizados como personagens da literatura infantil.
A Escola Municipal Laura Maia, levou para o desfile 40 alunos, entre nove e 12 anos, e do 4º e 5º Ano. “É com grande satisfação que estamos participando desse evento. É uma forma de nossos alunos compreenderem o entorno da escola e participarem do cotidiano do bairro”, afirma a diretora Ana Lúcia Horácio de Souza.
Também presentes no Desfile Cívico, 120 alunos da Escola Municipal Henrique Castriciano, estudantes do 2º ao 5º ano, na faixa etária entre oito e 11 anos. A vice-diretora, Dione Nascimento da Trindade, afirma que trabalharam com os alunos sobre a valorização e a história do bairro. “No desfile mostramos o pastoril, a araruna, cirandas e a história do poeta Henrique Castriciano, além da parte esportiva, como a capoeira, futebol e karatê”, disse.