A Estação de Transbordo de Cidade Nova já está funcionando dentro da normalidade e recebendo todo o lixo encaminhado por Parnamirim e também de Natal. A redução na quantidade de resíduos recebidos por esses municípios se deu em função de problemas operacionais verificados na semana passada, no transbordo.
Alguns veículos de grande porte que fazem o serviço de transporte da estação para o aterro sanitário apresentaram problemas mecânicos e com o número menor de caminhões, a estação de transbordo acumulou uma quantidade maior de lixo. Antes, porém, de causar o transbordamento do local, a diretoria da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) tomou a decisão técnica de suspender parcialmente o recebimento do lixo de Parnamirim e passou a encaminhar os resíduos de Natal direto para o aterro sanitário, em Massaranduba, até que o problema fosse resolvido.
O serviço da estação de transbordo voltou à normalidade nesta quinta-feira, 01/09, quando no local foram depositados 100% dos resíduos do município de Parnamirim e também de Natal. Tais resíduos estão sendo transportados para o aterro sem gerar nenhum tipo de acúmulo na estação.
A média diária de lixo transportado de Parnamirim para Cidade Nova é de 190 toneladas.
“Unimos esforços para resolver o mais rápido possível o problema apresentado e para isso foi necessária a compreensão dos gestores de Parnamirim, bem como, o esforço da empresa Líder responsável pelo transporte do lixo até o aterro. Mesmo em meio às dificuldades não deixamos de receber por completo o lixo daquele município e o importante agora é que o funcionamento do transbordo está dentro da sua normalidade”, afirmou, Sérgio Pinheiro, Coordenador do Núcleo de Ordenamento Urbano de Natal.