A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (NIEC) da Vigilância Sanitária de Natal, promoveu ontem um passeio de barco pelo projeto ambiental Barco Escola Chama Maré, no Rio Potengi, com os estudantes que integram o Projeto Vigilante Mirim, da Escola Municipal Luiz Maranhão Filho.
O passeio contou com a participação de professores de biologia, história e monitores que mostraram às crianças a importância do Rio Potengi e ensinaram a respeito de questões ambientais, poluição do rio, mangues, turismo, colonização de Natal e atividades de pesca. As crianças que estavam muito animadas com o passeio fizeram diversas perguntas sobre o rio ao professores.
O barco escola Chama Maré saiu às 9 horas, partindo do Iate Clube no sentido Fortaleza dos Reis Magos, Boca da Barra, Praia da Redinha e Cemitério dos Ingleses, entrando em seguida na Gamboa Jaguaribe e seguindo em direção à Ponte Ferroviária de Igapó. A partir daí, retornou pela Base Naval e Porto de Natal, voltando ao Iate Clube.
O passeio durou cerca de uma hora e trinta minutos e de acordo com o Chefe do Núcleo de Informação Educação e Comunicação em Saúde (NIEC), Carlos Magno Oliveira, esses passeios são verdadeiras aulas de história da cidade de Natal e é fundamental as crianças terem contato com a história e o meio ambiente.
“Realizamos regulamente estes passeios de barco com as crianças que fazem parte do Projeto Vigilante Mirim que leva conhecimentos sanitários e ambientais aos alunos da rede municipal, para formarem multiplicadores desses conhecimentos a família e aos seus amigos. A bordo do barco escola, podemos mostrar as crianças um pouco da história do rio Potengi e da cidade de Natal, proporcionando para a garotada um dia de lazer e alegria”, destacou Carlos Magno Oliveira.
O estudante João Henrique dos Santos (10), participante do Projeto Vigilante Mirim, comentou a alegria de estar presente no passeio do barco.
“Achei ótimo, pois fomos orientados a respeito da preservação do meio ambiente e conheci vários locais legais do rio. Agora aprendi que devo respeitar a natureza que é bela se a gente cuidar” .
Outra estudante que se estava muito animada foi Ana Cristina (11), que falou da alegria de ter passeado de barco pela primeira vez. Gostei de fazer novas amizades, gostei de ir para o passeio de barco. Nunca havia passeado de barco. Aprendi a respeitar a natureza, não jogando lixo dentro do rio e também nas ruas, porque devemos proteger o meio ambiente, estou muito feliz”.