O estudante do 6º ano, Matheus Farias, aprendeu duas lições valiosas. O aluno da Escola Estadual Jorge Fernandes (Potilândia), de 13 anos, ficou surpreso ao descobrir que "comida muito salgada faz mal e fumar mata". Ele disse que "é mais fácil aprender com essas palestras práticas do que em sala de aula, porque a gente já vê o exemplo". Matheus participou nesta quarta-feira (31) da quinta edição do projeto "Saúde na Escola: Uma parceria que dá certo", uma iniciativa da Unidade Básica de Saúde de Mirassol, que integra a Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS).

Os temas suscitados por Matheus Farias são apenas uma parcela do que foi abordado na manhã e tarde desta quarta-feira no evento. Além de alimentação saudável e tabagismo, houve as palestras sobre “Bullying”, “Sexualidade e DST na adolescência” e “Planejamento Familiar”, momentos de alongamento com fisioterapeuta, avaliação nutricional, vacinação contra hepatite B e antitetânica, verificação de pressão arterial, tipagem sanguínea, aplicação de flúor e atividades físicas.

Segundo a diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mirassol, Márcia Barreto, foram cerca de 40 profissionais envolvidos na ação, dentre funcionários da UBS e voluntários, sendo estes compostos por estudantes universitários e servidores de outras instituições. Para ela, "a importância de um evento como esse é principalmente transmitir a prevenção e repassar informações, pois a Unidade de Saúde realiza um trabalho que vai além do atendimento", disse.

De acordo com a diretora da UBS, em outras edições do evento foi possível detectar alunos com hipertensão, o que comprova que ações como esta podem interferir de forma positiva na vida dos cidadãos. O sociólogo da UBS e palestrante no evento, Perceval Carvalho, acrescentou que a Unidade está disponível para outras escolas ou organizações que queiram receber esta gama de informações e serviços na área de saúde.

Para a estagiária de Nutrição da Unidade, Andrezza Protásio, "ter esse acesso à informação sobre alimentos é muito importante, estes adolescentes podem perceber que é muito fácil o acesso aos alimentos saudáveis". A equipe de Nutrição da qual ela faz parte fez uma dinâmica sobre os tipos de alimentação, realizou uma avaliação nutricional dos participantes por meio de uma tabela de Índice de Massa Corporal (IMC) e fez uma demonstração com frutas, doadas pela Ceasa-RN, que após as explicações puderam ser degustadas pelos alunos.

A diretora da Escola Estadual Jorge Fernandes, Adriana Pinto Silva, acredita que a parceria entre Educação e Saúde "é extremamente válida, pois é uma forma de facilitar a prevenção, já que algumas doenças e agravos podem ser evitados por meio de informações prévias", explicou. Segundo ela, cerca de 150 estudantes do 6º ao 8º ano participaram do evento nos dois turnos. A escola já foi beneficiada outras três vezes com o projeto, e a edição anterior aconteceu na Escola Estadual Floriano Cavalcanti (Floca) no mês de maio. A sexta edição está prevista para acontecer no próximo semestre.