Uma comissão encabeçada pelo secretário municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Alcedo Borges, fez na manhã desta quarta-feira (31) uma visita técnica aos Centros de Convivência Marly Sarney e Ivone Alves, a fim de verificar as condições das unidades, que foram fechadas com o fim dos convênios com o Meios, do Governo do Estado. Os centros ficam localizados respectivamente na Rua Miguel Castro, 706 (vizinho à Igreja Basílica dos Mártires) e na Avenida Ciranda, s/n, Conjunto Nova Natal (próximo ao Ginásio Nélio Dias).

O secretário esteve acompanhado da representante do Ministério Público, promotora Iadya Gama, e da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Thelma Targino.

“Com a determinação do Governo Estadual em cancelar todos os convênios com o MEIOS, os centros também pararam de funcionar”, explicou o secretário Alcedo Borges. “Como o terreno onde estão instalados dois desses centros pertencem à prefeitura, queremos assumir essa responsabilidade em prol dos idosos e reordenar os serviços oferecidos à comunidade, inclusive com planos de integração social, possibilitando ao idoso o convívio com os jovens de seu bairro, em um ambiente digno, organizado e com condições de uso”, acrescentou.

O engajamento da prefeitura em retomar os espaços tem total apoio do Ministério Público, assim como do Conselho Municipal do Idoso.

“Os espaços estão abandonados e se temos a chance de retomar as ações e serviços em benefício dos idosos temos que atuar para que isso realmente seja garantido e efetivado o mais rápido possível”, ressalta a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Thelma Targino.

A Semtas espera agora um posicionamento do Governo do Estado, para que as medidas de recuperação dos prédios sejam tomadas e os serviços novamente possam beneficiar os idosos e a comunidade do Natal.

O fechamento do Centro de Convivência Marly Sarney, por exemplo, deixou 275 idosos sem a ocupação das atividades de socialização e de lazer. O Centro realizava atividades que contribuíam significativamente para a auto-estima e socialização dos idosos, como a realização de oficinas de artesanato, hidroginástica, danças folclóricas, passeios, comemorações festivas, reflexão espiritual, encontro com idosos de outros grupos, viagens ao interior do estado, dentre outros.

“O Centro possui uma estrutura maravilhosa com dois prédios, piscina, inclusive tem terreno para cultivo de horta. Pena que está abandonado e sem uso desde outubro de 2010. Espero que a Prefeitura do Natal, através da Semtas, possa retomar as atividades deste Centro que tanto contribui para os idosos da nossa cidade”, afirma Francisca Doriela Felix – antiga coordenadora do Centro de Convivência Marly Sarney.