A Estação de Transbordo de Cidade Nova já está recebendo metade dos resíduos sólidos do município de Parnamirim, que são depositados no local e em seguida transportados para o aterro sanitário, em Massaranduba. A média diária de lixo transportado de Parnamirim para Cidade Nova é de 190 toneladas e nos últimos três dias a Urbana contabilizou o depósito de metade dos resíduos no local, não deixando de atender o município.
Como forma de prevenir o acúmulo de lixo no transbordo, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) comunicou através de ofício aos gestores daquele município a necessidade de suspender o recebimento dos resíduos a partir do dia 24 de agosto, passando a receber parcialmente o lixo daquela região.
“Tomamos uma decisão técnica e esclarecemos aos gestores de Parnamirim que tão logo o problema operacional do transbordo fosse resolvido voltaríamos a receber o lixo daquele município”, afirmou Sérgio Pinheiro, Coordenador do Núcleo de Ordenamento Urbano de Natal.
O problema operacional no transbordo se deu em função da redução da quantidade de caminhões que fazem o transporte do lixo no local. Alguns veículos de grande porte que fazem esse serviço apresentaram problemas mecânicos e, com a redução, a estação de transbordo acumulou uma quantidade maior de lixo. Fato que fez com que a diretoria da Urbana tomasse uma medida emergencial para evitar o transbordamento no local.
“Já estamos recebendo 50% do lixo de Parnamirim e a Urbana, juntamente com a Líder, está unindo esforços para disponibilizar mais veículos e consequentemente normalizar a situação do transbordo e do recebimento do lixo daquele município”, afirmou Alexandre Miranda, Diretor de Operações da Urbana.
É importante ressaltar que para otimizar o serviço, o lixo de Natal também está sendo depositado parcialmente no transbordo, estando a maior parte sendo transportada diretamente para o aterro sanitário.