Nove escolas e dez Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Zona Leste participam do Projeto “A Gente Contra a Dengue”, desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Centro de Controle de Zoonoses de Natal e a rede de supermercados Nordestão.

Durante toda a manhã desta quarta-feira (31), 24 alunos das escolas municipais João XXIII e Joaquim Onório, sendo 12 alunos e um educador de cada escola, participaram de oficinas interativas no auditório do Supermercado Nordestão de Lagoa Nova. O Projeto “A Gente Contra a Dengue” tem o objetivo de proporcionar aos alunos do 5° ao 9° ano conhecimentos sobre a dengue, possibilitando que eles se tornem multiplicadores das ideias com seus pares no ambiente escolar e na comunidade onde vivem. Também participaram das atividades de hoje as coordenadoras dos CMEIs Maria Eulália e Clara Camarão.

As oficinas foram ministradas pelas nutricionistas da rede de supermercados e os técnicos da saúde municipal. Além do ensinamento sobre o tema principal, ocorreu também distribuição de camisas, bonés, mochilas e lanches. Os estudantes aprenderam sobre a higiene e cuidados especiais na manipulação dos alimentos, como manter em segurança e também sobre a pirâmide alimentar infantil.

A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Rosa Magda, explica que a oficina acontece sempre na quarta-feira, com duas escolas e dois CMEIs participando. "Essa etapa está prevista para acabar no mês de outubro. Os alunos vão atuar como multiplicadores na prevenção aos agravos da doença na escola junto aos outros estudantes e na comunidade”, disse.

O projeto vai premiar em novembro os alunos participantes do concurso "Histórias em Quadrinhos" que tenham como personagens todos os envolvidos na luta contra a dengue. A proposta é publicar todas as histórias escritas durante as oficinas. A premiação para o 1° lugar será de um netbook e uma máquina fotográfica para o 2° e 3° lugares. A unidade de ensino do 1° lugar vai receber internet gratuita durante um ano.

“Aprendi sobre a higiene dos alimentos, como lavar as mãos e os alimentos, sobre as bactérias e a pirâmide dos alimentos”, disse o aluno do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Onório, Luiz Felipe, de apenas 10 anos. Quem também declara o entusiasmo em participar do projeto é Eduarda de Lima, de 13 anos e aluna do 8º ano da Escola Municipal João XXIII. “Participar da oficina foi muito importante, porque eu vou ser uma agente multiplicadora. Vou passar para meus colegas o que eu aprendi sobre prevenção”.