O secretário chefe do Gabinete Civil (Segap) da Prefeitura do Natal, Kalazans Bezerra, reuniu-se na tarde desta terça-feira (30), na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), com representantes da Cruz Vermelha brasileira e local. Em pauta, a possibilidade de parcerias entre o executivo municipal natalense e a entidade internacional que atua em 186 países.

Entre as áreas onde existe a possibilidade de firmar um trabalho em conjunto está a da saúde, na qual a Cruz Vermelha tem se destacado em vários países, inclusive com a administração de estabelecimentos médicos. O secretário Kalazans Bezerra lembrou que atualmente o município do Natal tem na sua estrutura da saúde a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, outra em construção na Cidade da Esperança, mais duas previstas e ainda três Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), criados na atual gestão, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O presidente nacional da Cruz Vermelha nacional, Valmir Moreira Serra, disse que neste caso, a entidade tem todas as condições de administrar estas unidades de saúde. “Já temos exemplos de gestão nesta área, implantados com bastante sucesso junto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, onde atuamos em sete AMES, com o hospital estadual de traumas da Paraíba, além de um hospital que está em construção em Santa Catarina. Da mesma forma também poderemos fazer em Natal”, informou Valmir Moreira, que também estava acompanhado do coronel Fernando Aurélio Salomão Alves, secretário geral da filial do RN.

O assessor da presidência da Cruz Vermelha nacional Vitor Ferreira, que também participou do encontro, informou que a instituição tem condições de atuar em várias frentes, além da saúde, e que dizem respeito a questões humanitárias e de dignidade humana. “Nossas ações e modelos de gestão também nos possibilitam agir em setores como meio ambiente, educação, segurança pública, cultura, lazer”, salientou.

O titular da Segap informou que a administração municipal natalense tem todo o interesse de aprofundar as discussões em torno de possíveis parcerias com a Cruz Vermelha. “Vamos marcar novos encontros, inclusive para conhecer mais de perto o modelo de gestão na saúde implantados pela entidade”, destacou o secretário Kalazans Bezerra.

Inauguração

A presença dos representantes da Cruz Vermelha em Natal também marcou a reinauguração da sede da entidade no município, ocorrida nesta terça-feira (30), com uma estrutura no Tirol. A instituição foi criada no RN em 1942 e atualmente possui cerca de 2 mil voluntários. “Temos também o projeto de expandir nossas ações para outras cidades do Estado, como em Mossoró, onde já está sendo montada a filial local”, informou a presidente da Cruz Vermelha no Rio Grande do Norte, Francisca Montenegro.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é integrado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e pelas Sociedades Nacionais. É a maior organização humanitária do mundo, fornecendo assistência sem discriminação de nacionalidade, raça, religião, condição social ou opinião política.

Fundada em 1919, a Federação Internacional compreende hoje um total de 186 Sociedades Nacionais de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, possui uma secretaria em Genebra e mais de 60 delegações estrategicamente localizadas para apoiar as atividades realizadas em todo o mundo, trabalhando na orientação e coordenação de assistência internacional para vítimas de desastres naturais, catástrofes tecnológicas e emergências de saúde e aos refugiados. Ela também dá apoio na gestão pública, como tem feito na área da saúde.