Muita água suja escorrendo da tubulação de drenagem na areia da Praia de Areia Preta, nas proximidades do relógio de sol. Esta foi a constatação feita pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), acompanhados por técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e do Ministério Público na manhã desta terça-feira, 30 de agosto. A visita teve por objetivo realizar uma vistoria no sistema de esgoto e drenagem de Mãe Luiza para verificar a origem do deste problema.

De acordo com o técnico de engenharia da Caern, Danilo Ferraz, que esteve na operação, foi verificado o lançamento de água servida na galeria de drenagem que desemboca na praia de Areia Preta. “Hoje verificamos o sistema de esgoto que fica na Rua Camaragibe, em Mãe Luiza, possível ponto de origem deste problema. Há indícios de ligações clandestinas e muitas casas com canos despejando águas servidas em via pública”, explica.

O Diretor do Departamento de Fiscalização da Semurb, Carlos Silva, explica que a partir desta vistoria preliminar realizada hoje, a equipe vai notificar todos os moradores que possuírem ligações clandestinas para que corrijam a irregularidade. “A área vistoriada já possui saneamento básico e não é admissível que a população continue realizando ligações clandestinas”, diz.

Ainda segundo Silva, após a notificação será dado um prazo para que os responsáveis possam fazer as adequações. Caso não façam a Semurb vai realizar o tamponamento porque não é permitido o despejo dessas águas em via pública.