Com o intuito de obter o equilíbrio financeiro e retomar os investimentos para cumprir a Agenda do Equilíbrio anunciada nos últimos dias, a Prefeitura de Natal envida esforços para contrair crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de até 100 milhões de dólares. Para isso, o Executivo municipal enviou o Projeto de Lei nº 149/2011 à Câmara Municipal de Natal (CMN) para apreciação da Casa.

O secretário de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional, Vagner Araujo, explicou que os recursos provenientes dessa contração de crédito junto ao BID devem ser vistos como um financiamento. “Se tivéssemos folga de caixa não precisaríamos recorrer ao BID. Não estamos tratando de um empréstimo, mas sim de um financiamento. Estamos investindo em uma obra que quando concluída dará retorno”, ponderou.

Ainda segundo Vagner Araújo, o projeto é uma das propostas que encarta o pacote de medidas que compõe a Agenda do Equilíbrio. Na opinião do secretário, o Brasil está saindo de uma crise econômica, o que fez com que várias prefeituras enfrentassem problemas, e com Natal não foi diferente. Os recursos do financiamento junto ao BID servirão, ainda, para contrapartidas do município no tocante às obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 em Natal, no valor de R$ 45 milhões. O valor total das obras é de R$ 293 milhões. A Copa veio antecipar as obras e os recursos em um curto espaço de tempo.

O mesmo pensamento tem o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Dâmocles Trinta. Ele enfatizou a necessidade do inicio das obras ainda este ano, “caso contrário não teremos o compromisso de que elas estarão concluídas até 2014”.

Uma audiência pública foi realizada ontem (22), na Câmara Municipal de Natal, para discussão do projeto. O secretário adjunto da Copa, Walter Fernandes, levou para o plenário da Casa uma planilha com todos os projetos de mobilidade voltados para realização da Copa de 2014 em Natal.

Além dos secretários Vagner Araújo, Dâmocles Trinta e Walter Fernandes, participaram da audiência a secretária de Mobilidade Urbana, Elizabeth Thé, e o secretário de Gestão Estratégica e Ouvidoria, Carlos Von Sohsten. Também marcaram presença na reunião o líder da prefeita Micarla de Sousa na CMN, Enildo Alves (sem partido), mais os vereadores Sargento Regina (PDT), Adenúbio Melo (PSB), Aquino Neto (PV), Júlia Arruda (PSB), Franklin Capistrano (PSB) e o presidente da CMN, Edivan Martins (PV).