A Associação de Atividades de Valorização Social (ATIVA) vem incentivando a capacitação de seus funcionários. O superintendente-adjunto financeiro, Ovídio Silva de Mendonça, participou do VII Congresso Brasileiro de Licitações, contratos e compras governamentais. O evento aconteceu em Salvador nos dias 17,18 e 19 deste mês. Simultaneamente, dia 18, a equipe de projetos junto com o presidente da ATIVA, Rivaldo Fernandes, foi a Recife conhecer de perto o Instituto Técnico de Apoio Municipal (ITAM). O Instituto é um dos maiores do Brasil em projetos sociais e captação de recursos.

Para Ovídio Mendonça o congresso tirou muitas dúvidas em relação ao terceiro setor, principalmente a contratações. Segundo Ovídio, as ONG´s estão sendo qualificadas como híbridas, ou seja, uma mistura de pública e privada. “As Organizações Não Governamentais que trabalham com dinheiro público tem que licitar. Caso elas não tenham convênio com o setor públicoa licitação é dispensável”, comentou. Mendonça, destacou também a importância da qualificação profissional. “É muito importante a qualificação dos funcionários da instituição. O presidente Rivaldo Fernandes tem dado total apoio”, finalizou o superintendente- adjunto financeiro.

Já em Recife, no Instituto Técnico de Apoio Municipal (ITAM), a equipe da ATIVA durante oito horas conheceu todo o trabalho do Instituto e ainda os caminhos da captação de recursos em todo o mundo. O diretor do ITAM, Ivan Pípolo, mostrou detalhes de projetos e aonde conseguir recursos para viabilizá-lo. Ele deixou claro que os recursos existem e que na maioria nas vezes são devolvidos por falta de bons projetos. “O projeto tem que ser bem feito. Não adianta querer fazer do nosso modo. Temos que seguir as instruções do concedente”, comentou.

Para a gerente de projetos sociais e capacitação de recursos da ATIVA, Adda Barreto, esse intercâmbio é muito importante na qualificação da equipe. “Além disso, é uma injeção de ânimo para todos nós e abre uma boa perspectiva de crescimento. A consultoria de projetos aqui em Natal está crescendo e é importante conhecer uma empresa que trabalha fazendo isso há 30 anos”, conclui.

O presidente da ATIVA, Rivaldo Fernandes, ficou satisfeito com a visita e disse que o intercâmbio não vai parar por aqui. “Vamos transformar a ATIVA numa ONG de referência em criação de projetos e captação de recursos. Essa visita foi apenas o começo. Em setembro vamos voltar ao ITAM parafazer um curso de duas semanas”, finalizou o Presidente.