A nova estrutura da Casa de Passagem II, localizada na avenida Tropical, no San Vale, bairro Pitimbu, foi inaugurada no final da tarde desta quarta-feira (20) pela prefeita Micarla de Sousa. Na ocasião, Micarla falou da importância do local para proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

“Estamos inaugurando mais do que um espaço de proteção dos nossos jovens. Através da ação de nossa gestão, transformamos as Casas de Passagens, antes locais sem a infraestrutura adequada para receber as crianças, em lugares devidamente preparados para o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo natalense disse ainda que a nova Casa de Passagem II do Pitimbu é um local voltado para transformar a vida de jovens em cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.

Proteção Social

O espaço realiza o serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade e acolhimento provisório para crianças de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, que se encontram em situação de risco pessoal e social. Tem atualmente 32 crianças, que precisam desse abrigo temporário, seja por abandono ou falta de condições e impossibilidade da família, ou vítimas de maus tratos.

De acordo com a coordenadora da Casa, Maria Salete Alves, as crianças recebem atendimento educacional, psicossocial, assistência médica, contribuindo para sua reinserção no seio familiar. “Temos uma estrutura de quatro alojamentos, sendo dois masculinos e outros dois femininos, além de duas salas de convivência, brinquedoteca, piscina e terraço para realização de atividades educativas”, informou a coordenadora Maria Salete.

Entre os profissionais que atuam no local, há assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem e psicólogo. Com a reforma, o espaço passou por inúmeras adequações, com a criação de um novo quarto, bem como de uma sala exclusiva para atendimento psicossocial.

A brinquedoteca ganhou novos ares, com mais espaço e conforto. O almoxarifado recebeu janela para ventilação. A proteção em torno da Casa também foi reforçada com a colocação de telas e ainda grades em volta da piscina para evitar acidentes, além da ampliação do número de sumidouros para seis, suficientes para atender a demanda do local. Foram investidos na nova estrutura da Casa de Passagem II cerca de R$ 50 mil.

O secretário municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Alcedo Borges, disse que a cidade do Natal possui três casas de passagem como a que foi inaugurada nesta quarta-feira (20). São locais que atendem crianças de 0 a 6 anos, dos 6 aos 12 anos e dos 12 aos 18 anos de idade. “As Casas são uma forma de protegermos e procurarmos ressocializá-los no âmbito familiar e da sociedade”, informou o titular da Semtas, Alcedo Borges.

Também compareceram à solenidade os promotores da Infância e Juventude Mariana Rebelo e Marcos Aurélio Freias Barros. “Viemos aqui comprovar as mudanças reais implementadas nas Casas de Passagem de Natal, que agora oferecem condições adequadas para acolher crianças e adolescentes, de acordo com o que determina o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, informou o promotor Marcos Aurélio.