Em clima de otimismo, foi aberta nesta terça-feira (5), no Praiamar Natal Hotel, a VI Conferência Municipal de Saúde, tendo como tema central “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, com o seguinte eixo: “Acesso e acolhimento com qualidade – Um desafio para o SUS”. A conferência prossegue até quinta-feira (7), contemplando os segmentos dos servidores e dos usuários. A realização do evento é da Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Conforme a secretária de Saúde do município, Maria do Perpétuo Socorro Nogueira, a Conferência Municipal de Saúde é preparatória para a Estadual e a Nacional, visando à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública. “É um momento para discutir, avaliar e deliberar melhorias na questão da assistência e de condições de acesso à saúde”, explicou a secretária. E completou: “A minha expectativa é de que seja uma conferência participativa que tenha propostas efetivas para a melhoria da qualidade de assistência à saúde no município de Natal”.

A VI Conferência Municipal de Saúde é resultado das pré-conferências distritais realizadas nas quatro regiões administrativas da capital. Nas distritais, foram elaborados documentos que serão consolidados na Conferência Municipal. Ao término dos debates, serão eleitos delegados para a VII Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada no período de 27 a 29 de setembro, e consequentemente para a XIV Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

Hoje (5), primeiro dia de exposições e debates na Conferência Municipal, vão ser discutidos dois temas. O primeiro lança luzes sobre “Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade”. A segunda mesa, no período da tarde, traz a debate o tema “Participação da comunidade e controle social”. Amanhã (6), segundo dia da conferência, será debatido o tema “Gestão do SUS: Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde; A atual situação da Gestão do SUS e da Atenção Básica de Saúde no Município de Natal – RN”.

O último dia da conferência será destinado à plenária final para a aprovação das propostas, elaboração de um documento e a eleição dos delegados por segmento para a VII Conferência Estadual de Saúde. Compuseram ainda a mesa, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rita de Cássia Dantas; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francisco Canindé dos Santos; a chefe do gabinete do secretário estadual de Saúde, Valéria Cavalcante; a presidente do Sinsenat, Soraya Godeiro Massud e a representante do Sindsaúde, Sônia Godeiro, entre outros representantes do setor da saúde.