A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) convoca pais e responsáveis para que levem todas as crianças menores de 5 anos, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a paralisia infantil, durante a I etapa da Campanha Nacional de Vacinação, para serem imunizadas contra a doença, em toda as unidades de saúde da rede municipal (unidades básicas de saúde, UPA e AMEs), durante o horário normal de funcionamento.

“A vacina é gratuita, está disponível e não dói. São apenas duas gotinhas que salvam vidas e protegem as crianças contra as seqüelas irreversíveis da doença”, ressalta a chefe do Núcleo de Agravos Imonopreveníveis da SMS, Genilce Maciel.

Ainda segundo Genilce Maciel, a realização de campanhas e mobilizações, para a imunização em todo o país, evitam que o vírus da doença, ainda circulante em países como Nigéria, Afeganistão e Paquistão, seja reintroduzido no Brasil, onde a Poliomielite (paralisia infantil), já foi erradicada há décadas.

A I etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil 2011 teve início na segunda semana de junho. Segundo dados do Núcleo de Agravos Imonopreveníveis da SMS, até hoje (28), já foram vacinadas mais de 41.273 crianças, o que representa 73,92% de cobertura do número total de 56. 070 crianças a serem imunizadas na cidade.

Para a campanha deste ano em Natal, foram disponibilizadas 67.284 doses da vacina contra a pólio. Segundo orientações do Ministério de Saúde, a meta é vacinar pelo menos 95% do público, ou seja, 53.266 crianças. Um alerta é que os pais não esqueçam de levar o cartão de vacinas, para o controle das datas de imunização.