Com o intuito de instruir os profissionais que fazem o carnaval na capital potiguar, a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), iniciou nessa segunda-feira (08) o projeto “Etapas de Qualificação”. O membro do conselho de carnaval do Grêmio Recreativo Estação Primeira de Mangueira (RJ), Jorge Luiz Fernandes, foi convidado a contar sua experiência na área.


Serão dois dias de palestras, visitas aos barracões das escolas de samba natalenses — iniciadas ontem — e um grande encontro das baterias das escolas. A programação acontece até sábado (13) e é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.


Palestras


Jorge Luiz Fernandes profere palestras nos dias 10 e 12 de junho, às 19h, no auditório da Funcarte. Dentre os temas a serem abordados pelo convidado, estão a estruturação de um barracão de escola de samba e as maneiras de minimizar custos de sua produção; o aprimoramento da mão de obra por meio da formação profissional na própria escola de samba; a criação de projetos para autonomia financeira tendo como base os subsídios estatais; e a associação do projeto cultural de carnaval com projetos sociais de inclusão.

Escolas de samba


O membro da Mangueira também visitará os barracões das escolas de samba natalenses nesta terça (9) e quarta-feira (10). O carnavalesco identificará os pontos positivos e negativos das escolas locais e conhecê-las melhor, para assim poder ajudar na qualificação dos profissionais do carnaval.
No sábado (13), haverá um grande encontro de todas as baterias de escolas de samba natalense. A festa acontece na Ribeira com entrada franca.


Sobre Jorge Luiz Fernandes


O carnavalesco integra desde 1973 o Grêmio Recreativo Estação Primeira de Mangueira. Participou ainda da escola como membro do conselho de carnaval da Mangueira (1995 a 2009), ocupando o cargo de diretor de carnaval.


É fundador da entidade carnavalesca Banda da Glória, da qual foi presidente e vice no período de 1974 a 1984. Foi ainda idealizador dos famosos banhos de mar à fantasia na praia do Flamengo, entre 1977 e 1985. Jorge Fernandes também fundou em 2008 o bloco carnavalesco Pra Lá de Galo.