A Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), realiza amanhã (9) mais uma edição do Projeto “Fala Sério!”. Os diálogos quinzenais com artistas convidados propostos pelo projeto visam estimular a troca de experiências entre a classe artística, bem como possibilita debates, novas propostas e soluções para as artes visuais. Nesta edição, o artista plástico potiguar Guaraci Gabriel conversa com os artistas a partir das 19h no auditório da Funcarte.

De acordo com Guaraci Gabriel, o mote principal da conversa será sua participação em quatro bienais. “Vou explicar como fazer para se expor em uma bienal, como também falarei sobre minha experiência em bienais, inclusive na 10ª Bienal de Havana, da qual participei esse ano”, adianta. Além disso, o artista potiguar fará uma retrospectiva de sua carreira através da exibição de imagens de suas obras.

Sobre Guaraci Gabriel
Há 20 anos corre na veia de Guaraci Gabriel o gosto pela arte. Com o dom de transformar sucata em obra de arte, sua produção ganhou o mundo em bienais como as de Havana e do Mercosul. Em 1998,  ele entrou para o Livro dos Recordes (Guiness World Records) com a maior escultura já vista até hoje, intitulada “Guerra e Paz”. Uma semana depois, o poder público ordenou a retirada do monumento de 24 metros de altura e 54 toneladas.

A inspiração no pintor espanhol Salvador Dali o levou a pôr uma Brasília (carro) crucificado na Via Costeira, rosas de aço na Ponte de Igapó e um cisne com corpo de Fusca em plena rodovia. Guaraci Gabriel também fez o cenário do Auto de Natal 2008.