Com o objetivo de potencializar as ações de coleta seletiva na capital e aumentar a renda dos catadores de materiais recicláveis, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal se reuniu com técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Ong WWF Brasil.
Durante o encontro, a UFRN encaminhou um projeto que atende ao edital do Ministério da Justiça, conforme resolução número 27/2011, e que visa minimizar as mudanças climáticas por meio da redução da emissão de gases do efeito estufa.
O projeto propõe a implantação de quatro novos Ecopontos em diferentes bairros de Natal, a serem escolhidos conforme as necessidades e as demandas da geração de resíduos sólidos provenientes de podas, resíduos da construção civil e materiais passíveis de serem reciclados ou reaproveitados.
A elaboração do projeto foi feito por meio da cooperação técnica entre as equipes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e a WWF Brasil, com o apontamento das dificuldades enfrentadas pelos catadores e a proposição de medidas que objetivam elevar a quantidade de resíduos coletados e a renda dos catadores cooperados.
“Com este projeto, estamos buscando o fortalecimento da categoria dos catadores e melhorias nas condições de vida destas pessoas. Além disso, teremos um grande ganho ambiental com o aumento da coleta seletiva”, disse Heverthon Rocha, Gerente de Meio Ambiente da Urbana.
A WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza e este ano escolheu Natal como uma das capitais para, em parceria, aplicar a política nacional dos resíduos sólidos.
Os projetos classificados como prioritários e selecionados pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (CFDD) serão divulgados até o dia 30 de junho, com aplicação de recursos ainda nesse ano de 2011.