Consultórios novos, estrutura toda reformada e adequada para garantir um acolhimento e atendimento de boa qualidade aos usuários. Quem vai à Unidade Básica de Saúde das Quintas logo percebe a diferença. A Unidade Básica passou por uma grande reforma em toda sua estrutura física em novembro do ano passado e agora tem merecido elogios por parte da população, que também destaca o atendimento humanizado por parte de toda a equipe do posto. De acordo com a diretora da unidade Aloma Tereza Fonseca, o atendimento diferenciado começa desde o momento em que usuário entra na unidade pedindo uma informação até a hora em que ele é atendido pelo profissional de saúde.
“Temos hoje o acolhimento, que é feito por dois profissionais que dão todo o apoio na hora de receber os usuários, onde são destacados por uma camisa com o slogan “Posso Ajudar”, para que no momento que o cidadão entre na unidade já possam ser orientados e acolhidos por esses profissionais que fazem uma espécie de triagem para encaminharem o paciente ao serviço que eles procuram”, destacou a diretora da unidade.
A unidade conta com todas as suas salas climatizadas, uma pequena recepção onde é oferecido cafezinho para os usuários, além de salas de nebulização, farmácia, pediatria, sala de vacinação, sala de clínicos geral, sala de ginecologia e uma brinquedoteca toda equipada para que as crianças fiquem brincando, jogando ou mesmo lendo enquanto esperam o atendimento.
A equipe da unidade é formada por duas pediatras, um clínico geral, um dentista, um nutricionista, três enfermeiros e 21 agentes de saúde. De acordo com o secretário municipal de saúde Thiago Trindade, o tratamento humanizado é direito de todos os usuários que utilizam a rede municipal de saúde, dando aos cidadãos mais segurança na hora de recorrem aos serviços de saúde do município.
“Temos visto a evolução da rede municipal de saúde no que diz respeito ao trabalho humanizado para a população, que deve ser tratada com respeito e atenção, prova disso é a nova lei do estatuto da saúde que vem colocar a saúde do município em uma nova etapa, dando ao paciente mais dignidade na hora em que ele precisar usar os serviços das unidades de saúde”, destacou o Thiago Trindade.
De acordo com a enfermeira da unidade das Quintas, Vera Lúcia da Silva Ferreira, a unidade também realiza um trabalho voltado para pacientes com tuberculose, já que a demanda desta doença no bairro é alta. O “Tratamento Observado” é um trabalho realizado onde os pacientes são acompanhados por enfermeiros durante 6 meses, encaminhados pelo hospital Giselda Trigueiro, e passam a tomar o medicamento todos os dias durante os primeiros dois meses na própria unidade.
“É importante que os pacientes tomem a medicação no início da doença, pois assim a doença é curada mais rápido. E esses pacientes são orientados a vir diariamente na unidade para receber a medicação, evitando assim a taxa de abandono do tratamento”, afirmou a enfermeira Vera Lúcia da Silva Ferreira.
A enfermeira ainda comenta que as pessoas que observarem sintomas como tosse com secreção, febre mais comumente ao entardecer, suores noturnos, falta de apetites, emagrecimento sem causa aparente ou mesmo cansaço fácil, devem procurar um médico para fazer os exames. “Se diagnosticar como tuberculose devem recorrerem ao tratamento o mais rápido já que a tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos diagnosticados em seu início”, garante.
De acordo com o Plano Emergencial para o Controle da Tuberculose (PNCT), lançado em 1996 do Ministério da Saúde, a estratégia de um tratamento supervisionado para os pacientes é uma prioridade para que o PNCT atinja a meta de curar 85% dos doentes, diminuindo a taxa de abandono, evitando o surgimento de bacilos resistente e possibilitando um efetivo controle da doença no país.
Unidade também é referência em úlceras crônica
Outro trabalho quem vem se destacado na Unidade Básica das Quintas é o tratamento de úlcera venosa que já se tornou referência no município de Natal.
De acordo com a enfermeira Vera Lúcia da Silva Ferreira, o tratamento desses pacientes começa através da consulta pelo médico, que os encaminham para as enfermeiras realizarem curativos diários, importante para um resultado mais rápido da doença.
“Temos notado que as pessoas que nos procuram com esta doença se sentem com sua auto-estima aumentada, começam a se cuidar mais, já que a melhora da doença é algo visível. Temos até uma paciente que participa do tratamento já há algum tempo e que voltou a namorar, pois hoje se sente bem melhor e segura com seu corpo”, destaca a enfermeira.