O Telecentro Comunitário, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), vai entregar nesta sexta-feira (13), às 14h, no Telecentro de Panatis 120 diplomas do curso de iniciação à computação “ABC da Informática” aos alunos concluintes. O momento também será de encerramento do curso
Informática Básica e Redes Sociais voltado para 10 coordenadores e monitores dos Telecentros, e que em breve serão ofertados à comunidade.
Na próxima semana, no dia 17 de maio, às 14h, mais 70 alunos receberão os diplomas de “ABC da Informática” no Telecentro de Barro Vermelho. Além disso, mais 10 instrutores dos Telecentros também concluem o ABC e outros 15 monitores e instrutores finalizarão o curso de Libras. “Estamos cada vez mais ampliando o nosso trabalho. Os Telecentros já incluíram mais de 5 mil pessoas ao mundo digital, promovendo mais de 250 acessos diários aos computadores das sete unidades. Já temos mais de 52 mil acessos desde a inauguração, que ocorreu em janeiro de 2010”, declara Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros.
O “ABC da Informática” é um curso de alfabetização digital pioneiro no Brasil dentre os municípios beneficiados pelo Programa de Inclusão Digital Telecentros Comunitários. As unidades dos Telecentros mantidas e executadas pela Prefeitura do Natal, por meio da Semtas, são as únicas do país que oferecem treinamento
específico para os monitores e instrutores, material próprio, regulamento para os instrutores, certificação dos cursos, e estrutura física conforme exigido pelo Governo Federal.
Em dois meses de aulas gratuitas, os alunos aprendem a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox. O curso tem como objetivo familiarizar o usuário com o computador e com a internet. Cada aluno recebe material didático completo para complementar os estudos. Desde a inauguração dos Telecentros, já foram realizados inúmeros cursos de 'ABC da Informática', com carga horária de 32hs e certificado de conclusão.
Este curso tem como público-alvo quem tem dificuldade ou nunca usou um computador, e abrange as sete unidades. “Atualmente já temos mais de 1.500 alunos concluintes, sendo 80% pessoas do sexo feminino”, afirma a coordenadora geral.
Telecentros:
Os Telecentros Comunitários são providos de computadores conectados à internet banda larga, onde são realizadas atividades que abrangem a área de capacitação, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), visando a promoção da Inclusão Digital e Social das comunidades. Têm como objetivos: Promover a Inclusão Digital e Social; Promover o desenvolvimento social e econômico da comunidade atendida, reduzindo a exclusão social, criando oportunidades aos cidadãos;
Capacitar a demanda atendida, direcionando e preparando-a para a inserção ao mercado de trabalho; Promover o acesso livre e gratuito à Internet; e Disponibilizar estrutura física compatível para pessoas com deficiência.
Cada um dos Telecentros é equipado com 11 computadores conectados à Internet em banda larga, funcionando nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os Telecentros são unidades climatizadas, com 48m2, segurança 24 horas por dia, com acessibilidade para pessoas com deficiência; banheiros, dentre outros.
A equipe de cada unidade é composta por um coordenador, dois monitores e um bolsista.
Saiba onde fica o Telecentro mais perto da sua casa:
Bombeiros – Avenida Alexandrino de Alencar, 908, Lagoa Seca
Instituto Norteriograndense de Cidadania – Avenida das Alagoas, 544, Neópolis
Oscip - Gente Feliz – Trav. Getúlio Vargas, 452, Cidade Nova.
CRAS - Guarapes – Rua Novo Guarapes, s/n, Guarapes.
ProJovem – Avenida Maranguape, 1221, Panatis.
Oscip Afim – Rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.
Funcarte - Telecentro da Biblioteca Municipal Professor Esmeraldo
Siqueira. Avenida Câmara Cascudo, 434, Ribeira.