O Núcleo de Atenção Especial (NAE), programa da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) que desenvolve o trabalho de atendimento e assistência a crianças e adolescentes (de zero a 18 anos) com necessidades especiais em situação de vulnerabilidade social, recebeu uma estagiária especial. Juliana Pinheiro Rosa Bezerra, 28 anos, graduanda do curso de Serviço Social, está no estágio há dois meses e, de acordo com a coordenadora do NAE, Milena Maia, ela realiza bem as atividades, e ainda consegue fazer os atendimentos dos usuários.

Juliana tem uma malformação arteriovenosa cerebral, deficiência adquirida aos 19 anos de idade, que causou limitação física e mental. Ela explica que o contrato para a contratação ocorreu a partir dos professores da faculdade, que conheciam o serviço do núcleo e sugeriram o trabalho, por causa do interesse que a aluna despertava em contribuir na área da assistência social junto das pessoas com necessidades especiais.

“A atividade despertou minha atenção. Eu entrei no estágio para adquirir experiência de trabalho na área, mas acredito que a minha própria experiência de vida já me dá uma importante base para compreender o trabalho desse serviço, além da vontade que eu tenho em atuar nesse segmento”, explica Juliana.

A jovem ainda atenta para o fato de que trabalhar nesse meio é mais um exemplo de superação e de que sua deficiência não a impede de desenvolver os trabalhos exigidos no núcleo. Ela ainda faz tratamento fisioterapêutico e ocupacional, fatores muito importantes no tratamento da deficiência.

De acordo com a coordenadora do NAE, a chegada de Juliana trouxe uma grande contribuição aos funcionários, além de ser um exemplo para os usuários do núcleo, que podem ver na prática a inclusão social acontecer. “Não pensamos duas vezes ao aceitar a estagiária, e é isso que a gente quer, incluir e mostrar para a sociedade que as pessoas com necessidades especiais podem ser inseridas facilmente nesse meio”, destaca Milena Maia.

A coordenadora ainda ressalta que a presença de Juliana levanta a auto-estima de muitos usuários que são atendidos no núcleo. “Juliana mostra muito profissionalismo e interesse em atuar nesse trabalho. O NAE ganhou muito com a estagiária e, além do mais, é uma maneira diferente de trabalharmos a inclusão social. É também uma nova experiência para ela”, afirma a coordenadora.

O NAE atua na prevenção de deficiências, habilitação e reabilitação de usuários. O núcleo realiza atendimentos psicológicos, pedagógicos e presta acompanhamento sociassistencial para crianças e adolescentes, com faixa etária entre 0 e 18 anos, portadores de necessidades especiais. O Núcleo funciona de segunda a sexta, entre 8h e 12h, e, das 13h às 17h, na Rua Henrique Dias, 414, Igapó.