A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 29, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, com 21 estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de Natal e do interior do estado. Eles vieram agradecer o apoio do executivo municipal natalense para com a participação no Seminário Nacional de Educação da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que ocorrerá no período de 2 a 4 de maio deste ano, na Universidade de Brasília (UNB). 

“Temos aqui jovens que querem ser protagonistas do seu tempo, na luta por uma melhor educação em nossa cidade e no Brasil, através do movimento estudantil”, disse a prefeita Micarla de Sousa. 

 

O secretário adjunto da Juventude, da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel), Bruno Anderson da Costa ratificou a importância dos jovens na Educação. “Nosso papel na Sejel é fazer com que a juventude de nossa cidade tenha um papel importante no engajamento e na discussão de temas da sociedade, daí o esforço no apoio para que eles participarem deste Seminário”, disse. 

 

Já o vice-presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) do RN, Pedro Henrique Santos, coordenador do grupo de estudantes que participará do encontro em Brasília, agradeceu o apoio da Prefeitura do Natal e explicou que durante o evento serão destacadas diversas discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). 

 

“Este plano é composto por 12 artigos e um anexo de 20 metas para educação e determina os investimentos no Brasil para os próximos dez anos e está em processo de discussão no Congresso Nacional para aprovação”, explicou Pedro Henrique. 

 

As metas do PNE abrangem principalmente universalizações, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020 a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos; o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos; elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos, entre outros. 

 

Ainda de acordo com o vice-presidente da UMES/RN, a UBES elaborou 59 propostas de emendas para serem incluídas no PNE, como investimentos de 10% do Produto Interno Bruto para Educação, reserva de vagas em universidades para estudantes de escolas públicas, passe livre nacional, valorização da classe dos professores através do piso nacional, processo de qualificação constantes, entre outros. 

 

“Esperamos que a participação dos estudantes neste evento contribua para formação deles como cidadãos que lutam pelo desenvolvimento de nosso país, neste caso através da educação”, destacou o diretor da União Nacional dos Estudantes do RN (UNE/RN), Ramon Alves.