A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SEMUL), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), irá realizar entre os dias 26 e 29 de abril, no Praiamar Hotel, o I Seminário de Formação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência do Município do Natal. “O Seminário é fruto de um convênio celebrado com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do Governo Federal, e tem como objetivo capacitar profissionais da rede de atendimento na cidade (saúde, educação, assistência social, segurança pública, entre outros)”, destaca Josi Pontes, secretária adjunta de Integração Social da Semtas.

 

Serão quatro dias dedicados para realização de oficinas, debates, exposição de trabalhos, entre tantas outras atividades. “Queremos que os profissionais tenham uma compreensão geral da violência contra as mulheres, saibam como prevenir e como encaminhar aos procedimentos devidos. Além disso, esse seminário possui um caráter de formação continuada, por isso terá como produto final a formação de um grupo gestor que será responsável por articular a rede de atendimento como também desenvolver estratégias de integração contínua”, explica a secretária.

 

A programação do “Seminário Tecendo a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência” tem início no dia 26, às 16h, com o credenciamento, logo depois, às 17h, abertura oficial do evento, seguindo com coquetel e palestra conferida por Rejane Pereira, secretária municipal de políticas para mulheres de Recife, sobre “Aspectos Conceituais e Teóricos da Violência de Gênero”.

 

PROGRAMAÇÃO


26 de abril (terça-feira) - Cerimônia de abertura.

16h - Credenciamento.

17h - Abertura oficial do evento.

17h30 - Palestra de Abertura: “Aspectos conceituais e teóricos da violência de gênero” – Rejane Pereira: Secretária Especial de Políticas para mulheres do Recife, graduada em história e pós graduada em Políticas Públicas pela UFPE, fez parte da coordenação executiva do Grupo de Mulheres Cidadania Feminina, e da Coordenação colegiada do Fórum de Mulheres de Pernambuco.


Coordenação da Mesa: Rosy de Sousa: Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres do município do Natal, graduada em Administração, ex-Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS -. Fundadora do Instituto Ponte da Vida e já atuou como membro do Congemas.
18h30 – Coquetel de encerramento com o Grupo de Mulheres da Casa Talento Suzuki.

27 de abril (quarta-feira) – Palestras.

MANHÃ

9h – Abertura das atividades
Coordenação de mesa: Josileide Lucas de Pontes, Secretária Adjunta de Integração Social da Secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social, Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Natal - FAL, com Especialização em Marketing Empresarial. É vice-presidente do Conselho Municipal da mulher; Secretária Municipal do Partido Verde Mulher de Natal; e ainda Articuladora Municipal do Selo Unicef.
9h30 – Exposição do Diagnóstico dos Serviços oferecidos às Mulheres em situação de violência no município do Natal pela Secretária da Mulher do Município de Natal – SEMUL ¬- Rosy de Sousa.
10h10 – Debate.
10h30 – Coffee Break.

10h50 – Conceito de Rede de Atendimento: Josemarie Siqueira - Representante do Fórum Nacional de Educação em Direitos Humanos – Graduada em ciências econômicas, técnica em diagnóstico e monitoramento de Redes.

11h30- Debate.

12h – Almoço.

TARDE
14h – Aplicabilidade da Lei Maria da Penha – Rivane Arantes – Representante da entidade não-governamental SOS Corpo de Recife, há mais de 20 anos desenvolve trabalhos na área da mulher. É Bacharel em Direito e pós graduada em Direitos Humanos, Educadora e pesquisadora do Instituto Feminista para democracia.

Coordenação da Mesa: Nacaly Maia: É bacharel em serviço social, coordenadora da Casa Abrigo Clara Camarão que desenvolve ações voltadas para mulheres que estão em risco iminente de morte, atualmente vinculada a SEMTAS.

14h50 - Debate.

16h – Término das atividades.


Dia 28 de abril (quinta-feira) – Oficinas.

MANHÃ

8h30 – Abertura das Oficinas com divisão dos grupos.

- Oficina 1: Aplicabilidade da Lei Maria da Penha – 11.340/2006.
- Oficina 2: Tecendo a Rede de Atendimento a Mulher em situação de violência.
- Oficina 3: Notificação compulsória – Saúde da Mulher.
- Oficina 4: Violência contra mulher na perspectiva do Gênero e os serviços disponíveis.

10h30 – Coffee Break.

10h50 – Volta para os grupos.

12h – Almoço.

TARDE

14h – Oficinas 1, 2, 3 e 4.

- Oficina 1: Aplicabilidade da Lei Maria da Penha – 11.340/2006.
- Oficina 2: Tecendo a Rede de Atendimento a Mulher em situação de violência.
- Oficina 3: Notificação compulsória – Saúde da Mulher.
- Oficina 4:Violência contra mulher na perspectiva do Gênero e os serviços disponíveis.

16h – Término das atividades.

29 de abril (sexta-feira) - Palestra de encerramento.

MANHÃ

8h30 – Enfrentamento à violência e o impacto na vida da mulher. Lourdes Bandeira, Professora da Universidade de Brasília possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (1973), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília-UnB (1978) e doutorado em Antropologia - Université René Descartes - de Paris V (1984); foi Secretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Políticas para Mulheres-SPM/PR. Na docência atua principalmente nos seguintes temas: Conflito, violência nas relações de gênero, cidadania, mulheres, políticas públicas de gênero, gênero e feminismo.

Coordenação de mesa: Joana Darc: Chefe do Setor de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, militante dos movimentos em defesa da mulher.

9h50 – Debate.

10h30 – Coffee Break.

10h50 – Exposição das propostas.

12h – Almoço.

TARDE

14h - Apresentação cultural com o Coral da Secretaria Municipal de Educação. Plenário para formação do Grupo Articulador da Rede de atendimento à mulher em situação de violência. Ionelle Medeiros – Chefe do Setor de Programas e Projetos do Departamento da Mulher.

14h30 - Finalização do Seminário com a exposição da Secretaria Municipal da Mulher Rosy de Sousa.