O Desporto natalense deu um importante passo rumo a uma gestão mais participativa. Na manhã de hoje (24/03), o secretário municipal da Juventude, do Esporte, do Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel), Rodrigo Cintra, assinou um Protocolo de Intenções e Cooperação Técnica com os presidentes da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, e do Conselho Estadual de Esportes (CEE), Fernando Nesi. A iniciativa possibilitará o desenvolvimento de ações e programas a serem definidos e detalhados em termos aditivos, acordos, convênios ou contratos entre estas entidades esportivas e a Prefeitura do Natal.

Na oportunidade, Rodrigo Cintra enfatizou a necessidade de estimular uma gestão descentralizada, com a participação ativa da administração indireta, como OSCIPs, ONGs, conselhos, federações, associações e demais entidades representativas da sociedade. "A Sejel não pode, somente, amparar financeiramente eventos esportivos da cidade, mas sim criar condições para a captação de recursos, desde o nível municipal, até o estadual, federal ou mesmo internacional". E completou. "Temos um dos principais produtos que qualquer pessoa ou entidade gostaria de agregar a sua marca: a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Precisamos agir, não podemos esperar".

José Vanildo aproveitou para destacar a importância da criação de uma agenda permanente para os eventos futebolísticos da capital. "Precisamos criar uma agenda contínua para o futebol local. Acredito que essa parceria pode ser um grande passo para a consolidação deste projeto. Somos todos partes interessadas na realização da Copa do Mundo em Natal e temos que unir esforços para tal", afirmou.

Já Fernando Nesi, lembrou do esforço para construção de praças esportivas em Natal e defendeu que esse trabalho não pode parar. Além disso, se comprometeu a contribuir na formulação de novos conselhos municipais de esporte no RN, principalmente na capital potiguar. Por fim, Rodrigo Cintra acatou a sugestão de José Vanildo de realizar um grande evento esportivo de despedida do estádio Machadão, antes da demolição, após o término do Campeonato Estadual de Futebol, com a realização de um jogo festivo e de um gesto simbólico, um grande abraço conjunto de toda a sociedade no estádio.