A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando o trabalho permanente de combate à Tuberculose no município de Natal, em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose, comemorado nesta quinta-feira (24), desde o ano de 1882, quando Dr. Robert Koch descobriu que a infecção bacteriana se espalhava pelo ar.

As ações passam desde a capacitação dos servidores à busca ativa de portadores para tratamento, envolvendo 67 unidades básicas de saúde da Rede Municipal, bem como o Núcleo de Atenção Básica que conta com a parceria da UFRN e está acompanhando um grupo especial na Unidade de Mãe Luíza.

"A prevenção à tuberculose é um trabalho contínuo e que precisamos chamar a atenção da população, tendo em vista que é uma das infecções curáveis que mais mata em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a cada dia, mais de 20 mil pessoas adoecem e cinco mil morrem vitimadas pelo mal que, tem sido considerado, desde 1993, uma emergência mundial", ressalta o secretário Thiago Trindade.

Os números também revelam que países em desenvolvimento registram 95% dos casos e 98% das mortes pela doença. O Brasil é o 16º em uma lista que reúne 22 nações com maior número de casos. A taxa de cura, de 77%, é considerada baixa. Na Índia, a taxa é de 85%; no Congo, de 85% e na China, de 94%. Tomando tais estatísticas como ponto de partida, o enfrentamento à tuberculose é uma prioridade e faz parte do Pacto de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia padrão é totalmente gratuita e em Natal é oferecida em toda rede municipal.

Para tanto a Secretaria de Saúde, além dos trabalhos permanentes, também está promovendo uma semana com atividades especiais. A programação inclui distribuição de panfletos, além de palestras com pneumologista, enfermeiros e assistentes sociais, além de palestras em escolas da rede pública.

Os profissionais da Saúde  explicam aos usuários das unidades ambulatoriais, estudantes e população, as formas de contágio, os sinais e sintomas, o tratamento e os tipos da doença. “Queremos ressaltar que a tuberculose infecta centenas de pessoas, todos os anos, e merece muita atenção, principalmente no tratamento. Vamos alertar que a doença deve ser tratada até o fim e investigar sintomáticos, se for o caso”, explicou a enfermeira, Cléa Fernandes.

Além de distribuição de material explicativo, a comunidade também participa de palestras ministradas por equipes de enfermagem, serviço social e  pneumologista.