A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), finaliza nesta sexta-feira (25) o Curso de Capacitação para os profissionais das Casas de Passagem I, II e III. O encerramento vai reunir toda a equipe das três casas, das 14h às 17h, para um encontro de avaliação do curso e encerramento das atividades, no auditório da Delegacia Regional do Trabalho e Emprego do RN, na Ribeira. Estarão presentes o secretário da Semtas, Alcedo Borges; o secretário adjunto da assistência social, Edison Nonato; e a coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Verônica Dantas.

O curso denominado “Projeto Político Pedagógico (PPP): uma construção para todos” teve como objetivo promover uma formação profissional para a equipe da Casa. “Após essa formação, vamos formatar o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos Serviços de Acolhimento Institucional das Casas de Passagem para que logo seja colocado em prática”, declara Anadir Pessoa, pedagoga da Semtas.

O PPP será um documento orientador do funcionamento interno dos Serviços da Casa de Passagem, contendo informações sobre como deve ser o relacionamento dos profissionais com a rede socioassistencial, com as famílias e com a comunidade em geral. A ministrante ainda relata que o documento irá criar a diretriz administrativa da Casa, com a finalidade de viabilizar os caminhos a serem seguidos pelas demais unidades de acolhimento.

“Posso dizer que o curso foi uma experiência singular. O PPP trouxe uma sistemática para facilitar o desenvolvimento e a efetividade dos trabalhos. O que pretendemos é desenvolver uma maior articulação entre os diversos profissionais. E nesse momento de finalização iremos fazer uma avaliação do curso e apresentar o esboço do projeto da Casa de Passagem II. Esse também será um momento de planejamento das ações futuras”, explica Anadir Pessoa, pedagoga da Semtas. Haverá ainda apresentação de capoeira dos adolescentes acolhidos na Casa e um lanche de confraternização.

O curso, que foi realizado de 7 a 18 de fevereiro para os profissionais da Casa de Passagem I, de 21 de fevereiro a 4 de março para a Casa II, e de 14 a 25 de março para a Casa III, foi montado pelos profissionais que compõe o DPSE com o intuito de facilitar o processo de construção do Projeto, bem como fazer valer as especificidades das demandas de funcionamento de cada Casa.


A psicopedagoga e coordenadora da Casa de Passagem I, Patrícia Faria, conta que o curso envolveu várias questões como autoestima, competência, maneiras de trabalho, orientação. “A construção do documento reflete todos esses fatores. A colaboração dada por cada um partiu das necessidades analisadas. Cada funcionário deu sua contribuição no documento que será redigido com base nas orientações do curso e nas leis que servem de base para a Casa de acolhimento”, relata a coordenadora.