Dona Maria das Dores Soares tem 73 anos e não descuida da saúde. Gosta de caminhar, consulta regularmente o médico e recebe orientações nutricionais para manter uma alimentação mais saudável na terceira idade. O objetivo é multiplicar os anos e garantir qualidade de vida.

Exemplo que deve ser seguido. No Centro Especializado de Atenção a Saúde do Idoso (CEASI) da Prefeitura do Natal, que funciona dentro do Centro Clínico Municipal José Carlos Passos, na Ribeira, os idosos de Natal conseguem atendimento prioritário e especializado.

“O CEASI é referência quando se fala em saúde do idoso. Lá disponibilizamos uma equipe formada por cardiologista, ginecologista, enfermeiros, nutricionistas, assistente social, psicólogos, terapeutas ocupacionais geriatras, arte educadores, educador físico e neurologista. Todos voltados para atender nossos usuários da terceira idade”, explica o secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade.

Para receber atendimento no CEASI o usuário pode fazer o agendamento na própria unidade de saúde do seu bairro, e receber o encaminhamento para o Centro Especializado de Atenção a Saúde do Idoso. “Aqui nós oferecemos, por exemplo, atendimentos de reumatologia e temos grupos de cuidados do mal de Alzheimer, sendo referência no tratamento desta doença na capital”, destaca a diretora da Unidade, Fátima Souza.

Inovando no atendimento
Alguns dos tratamentos usados pelos profissionais da saúde são a Gameterapia, com o jogo do I, que tende a diminuir o uso de remédios nos pacientes idosos e também a Gameterapia Sênio, que é utilizada para amenizar as demencias primárias como o mal de Alzhaimer dimunuindo a cobertura mecadimentosa.

Além da Equoterapia que trabalham com a juda de cavalos dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas areas de saúde educação e equitação, com terapeutas ocupacionais, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências como por exemplo, pessoas que tiveram um Acidente Vascular Cerebral   (AVC).
O paciente chegando ao Centro Especializado de Atenção a Saúde do Idoso, vai passar por um processo de reestruturação física para melhorar a sua saúde.

Os atendimentos funcionam das 7h ás 17h, todos os dias da semana e são atendidos um média de 110 pacientes por dia. Além de ter sido aberto um protocolo para também tratarem da doença de Parkinson.