Os novos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), criados pela Prefeitura do Natal no final do ano passado mostram que vieram para ficar. O novo modelo de atenção com consultas médicas agendadas para especialistas em diversas áreas está mês a mês batendo recordes de atendimento. Os novos números são do mês de fevereiro: mais de 56 mil usuários atendidos num único mês.

“Isso mostra que o novo modelo implantado por nós vem se consolidando, com a adesão e aprovação da população de Natal. E o mais importante: os usuários apresentam índice de satisfação com o atendimento recebido superior a 98%, o que mostra que estamos no caminho certo. É este parâmetro de qualidade que queremos agora ampliar e estender para toda a rede municipal. Queremos que os usuários se sintam satisfeitos em todas as unidades da nossa rede básica também”, comenta o secretário municipal de saúde, Thiago Trindade.

Nas AMEs (Nova Natal, Planlato e Brasília Teimosa) o atendimento começa cedo. A agenda de consultas, os cadastramentos, a coleta de exames, a farmácia e os demais serviços das unidades acompanham o ritmo dos usuários. De acordo com o relatório de atendimento das unidades, de 1 a 28 de fevereiro foram realizadas 56.592 atendimentos, entre consultas, exames e outros procedimentos.

“É surpreendente o que podemos fazer com empenho e respeito aos usuários. Esta é uma fase importante, porque as AMEs estão estabilizando a demanda. Isso faz com que a população dos bairros onde estão inseridas e das imediações se sintam confortáveis e seguros, pois sabem que o seu tratamento terá continuidade, medicamento e assistência. Essa é nossa meta: fazer da saúde pública de Natal uma referência em qualidade”, destaca a superintendente das AMEs, Risiely Lunkes.

As consultas médicas e os exames continuam despontando no quadro de atendimento. Somente na AME Nova Natal foram realizados 12.847 exames laboratoriais básicos. “O paciente com coleta de exame marcada é o primeiro a ser atendido, porque geralmente está em jejum e merece atenção especial. A partir das 07 horas os técnicos de enfermagem começam a coleta e só encerram depois que todos os agendados comparecerem”, explica a gerente de enfermagem Clea Fernandes.

Se comparado com o mês de janeiro, que alcançou a marca de 52.830 atendimentos, fevereiro representou um aumento de pouco mais de 7%, registrando 3.762 atendimentos a mais que no mês anterior. Todas as unidades dispõem de um quadro onde os indicadores são atualizados semanalmente. É mais transparência para a população.

As AMEs funcionam de segunda a sábado, de 7h às 19h. O atendimento é prioritário para os moradores dos bairros onde as unidades estão localizadas. Para ser atendida, a pessoa precisa levar comprovante de residência para fazer a carteira de usuário. As consultas com os especialistas são agendadas e o paciente sabe dia e hora que será atendido. Todos os exames e medicamentos solicitados pelos médicos também são garantidos gratuitamente na própria unidade.