Uma comissão técnica da Fifa especializada em vistoriar estádios e gramados de futebol estará até o fim da tarde desta segunda-feira (14) em Natal, percorrendo quatro campos de futebol da capital para avaliar as condições de infraestrutura e dos gramados. O objetivo é selecionar os chamados Campos Oficiais de Treinamento (COT’s) que abrigarão as seleções que jogarão a primeira fase da Copa 2014 em Natal. A comissão é formada por três consultores de estádio e gramado da empresa Arena e um técnico do Comitê Local da Copa (LOC) da Fifa.

Pela manhã o primeiro campo vistoriado foi o do Sesi Clube, na avenida Capitão Mor Gouveia. Lá a comissão foi recebida pelo vice-prefeito de Natal e coordenador do Núcleo da Copa, Paulinho Freire, pelo secretário Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014, Rodrigo Cintra, pelo presidente em exercício da Fiern, Amaro Sales e pelo superintendente do Sesi, Hélder Maranhão.

“Essa vistoria realmente ratifica que Natal é sede da copa. A Fifa agora está fazendo um trabalho profissional com visitas que serão contínuas para checar os itens e exigências que deverão ser cumpridas para que Natal seja uma das melhores sedes da Copa 2014”, declarou o vice-prefeito, Paulinho Freire.

Depois do Sesi, a visita aconteceu ao estádio Juvenal Lamartine, na avenida Hermes da Fonseca. A programação da tarde inclui a vistoria no campo de futebol da UFRN e do estádio Frasqueirão. Natal é a 11ª sede da copa vistoriada pelos técnicos da Fifa para este fim. Nesta terça-feira a comissão estará em Fortaleza.

Na vistoria a comissão registrou em fotografias e anotações as condições dos gramados, vestiários, acessos aos campos que poderão abrigar os treinamentos das seleções da Copa de 2014 em Natal. Após das vistorias realizadas nos campos de todas as sedes da copa, a comissão enviará um relatório com as alterações que devem ser executadas para que os campos fiquem à disposição da Fifa.

“Ao todo serão selecionados três campos de treinamento, dois oficiais e um de reserva. Pelo que pudemos analisar, adaptações básicas terão que ser feitas em relação à dimensão dos campos, mudança de gramados e estrutura dos vestiários. Em princípio são as entidades detentoras dos campos as responsáveis para realizar as adequações exigidas. Agora vamos aguardar as diretrizes da Fifa para que as entidades possam fazê-las no tempo oportuno”, adiantou o secretário municipal da Secopa, Rodrigo Cintra.