O monumento “Arco do Sol”, situado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, zona sul, será recuperado pela Prefeitura do Natal. A remoção da estrutura foi iniciada na madrugada desta quarta-feira (2) e será concluída ainda na tarde de hoje. A celeridade na retirada é para garantir o mínimo de transtorno possível no trânsito do local e também evitar riscos à população. A Polícia Rodoviária Estadual e a Guarda Municipal estão oferecendo suporte para sinalizar a via e garantir o andamento do serviço.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) solicitou uma vistoria ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/RN), que apontou sinais graves de corrosão nas peças de sustentação do monumento e risco iminente de ruptura. Diante deste diagnóstico, a Prefeitura fará uma licitação para recuperar o monumento e entregá-lo novo à cidade. As chapas de alumínio, que apresentam desgaste por corrosão, já foram retiradas na semana passada.

O monumento projetado pelo arquiteto Felipe Bezerra foi um presente da empresa Ecocil pela comemoração aos 400 anos da cidade de Natal e simboliza o sol e o mar, características que tornaram a capital potiguar conhecida como a “Cidade do Sol”. Inaugurado em 23 de dezembro de 1999, possui um vão livre de 20 metros sobre a Avenida Engenheiro Roberto Freire. Sua estrutura sustentada por cabos de aço é revestida com chapas de alumínio na cor prata e o pilar principal de sustentação é de aço pintado na cor dourada. Sua altura máxima é de 7,60m e a mínima é de 3,65m.