A cesta básica em Natal teve uma redução média de 2,30% em relação a semana passada. A constatação é da pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), junto a mercados e supermercados da cidade. Nas últimas quatro semanas a cesta básica acumula variação negativa de 2,69%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que estava em R$ 372,70 na semana passada, caiu para R$ 364,13, o menor valor neste ano (ver gráfico).

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais dezessete (17) subiram esta semana, vinte e dois (22) sofreram redução, e um – creme dental – permaneceu estável.

O alto índice negativo da semana deveu-se, principalmente, à redução média de 2,51% verificado nos produtos industrializados e semi-elaborados. Também a queda de 2,19% dos legumes, frutas e verduras contribuiu para a variação negativa da semana.

As maiores reduções da semana foram observadas na batata comum (caiu 15,3%), carne bovina de 1ª (-8,0%), carne bovina de 2ª (-6,8%), filé de merluza congelado (-6,7%), tomate (-5,9%), sabão em pó (-5,6%) e ovos (-5,4%).

Entre os dezessete produtos que subiram esta semana, destaque para a alface (subiu 15,3%), cebola pera (+9,7%), fubá pré-cozido (+7,1%), sabão em barra (+5,2%), macaxeira (+4,8%), repolho branco (+4,3%) e laranja pera (+3,9%).

Cesta básica acumula variação negativa de 2,62% em 2011

Após os aumentos de janeiro, a cesta básica vem experimentando sucessivas quedas em fevereiro, resultando em uma variação acumulada negativa (-2,62%) nas primeiras oito semanas de 2011, índice este provocado pela redução média de 4,0% nos produtos industrializados e semi-elaborados, ou seja, os que mais pesam na composição da cesta. Por outro lado, os hortifrútis subiram 9,9% e os produtos de higiene e limpeza, +1,2%.

VARIAÇÃO DOS PREÇOS NAS PRIMEIRAS OITO SEMANAS DE 2011

Produtos industrializados e semi-elaborados....... - 4,0%
Legumes frutas e verduras...................................... + 9,9%
Higiene e Limpeza..................................................... + 1,2%
Variação média........................................................... - 2,62%

As maiores reduções neste início de ano ocorreram no feijão carioquinha tipo 1 (caiu 26,7%), batata comum (-22,0%), carne bovina de 2ª (-21,7%), carne bovina de 1ª (-13,8%), margarina vegetal (-8,0%) e banana pacovã (-7,8%).
Dentre os produtos que mais subiram este ano, destaque para o tomate (subiu 53,8%), alface (+22,6%), chuchu (+22,3%), cheiro verde (+12,7%), açúcar cristalizado (+12,2%), filé de merluza congelado (+12,2%) e a laranja pera (+10,8%).

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal, a cesta básica mais barata no dia da pesquisa era a do hipermercado Extra – Midway Mall (R$ 338,85), seguido pelo supermercado Nordestão – Salgado Filho (R$ 339,83).
Dos doze estabelecimentos pesquisados pelo Procon Natal, dez apresentaram variação negativa, e apenas dois – Servebem e Extra – Roberto Freire, registraram aumento. A diferença percentual entre o custo médio da cesta básica nos supermercados e o dos hipermercados é de 4,6%, favorável aos supermercados, onde o custo médio é de R$ 355,90, enquanto nos hipermercados é R$ 372,36.

Tabelas