A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, por meio do Departamento de Qualificação Profissional – DPQ realizou na última semana palestra com os pais dos jovens beneficiados pelo Projeto Vira Vida, que atende jovens em situação de risco especificamente relacionado a exploração sexual. O encontro, que aconteceu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, teve como objetivo divulgar as ações de qualificação aos pais dos beneficiados.
“O ViraVida é um projeto importante para a transformação social e de inclusão dos nossos jovens e de suas famílias. É total interesse da Prefeitura do Natal apoiar esse trabalho desenvolvido pelo SESI, colocando à disposição a equipe da Semtas para fazer a inserção das famílias nos programas sociais”, declara Pedro Costa, secretário adjunto do Trabalho da Semtas.
De acordo com a diretora do Departamento de Qualificação Profissional - DQP da Semtas, a reunião foi realizada com a finalidade de explicar aos pais dos jovens atendidos pelo projeto sobre os serviços oferecidos pela Semtas na área de qualificação profissional, como os cursos de variadas tipologias nas Casas dos Ofícios e nas comunidades, e ainda nos Centros Públicos. “Temos diversos cursos de qualificação e queremos que eles se convençam da importância deles e dos filhos investirem na escolaridade, para que assim, possam obter melhores chances no mercado de trabalho. Estamos aqui para auxiliar no que for preciso para facilitar o acesso aos melhores empregos”, declara Socorro Costa, diretora do DQP.
Segundo Pedro Costa, secretário adjunto do Trabalho, essa foi a segunda vez que a secretaria incentiva o Projeto Vira Vida em ações para qualificação profissional. “O nosso trabalho é inserir os jovens na sociedade de forma digna, recebendo qualificação de qualidade. Em 2010 tivemos o Projeto Somar, projeto piloto que articulou Semtas, Instituto Transformação e a fábrica Guararapes Confecções, com o objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho. Cerca de 150 alunos provenientes do Projeto Vira Vida foram incluídos no Somar, passaram por orientação profissional e depois foram encaminhadas para vagas de empregos”, destaca Pedro Costa.